A estudante de Construção de Edifícios da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuapé – Victor Civita, Márcia Rodrigues da Silva, de 29 anos, foi premiada nesta semana com uma bolsa de iniciação científica do […]
A estudante de Construção de Edifícios da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuapé – Victor Civita, Márcia Rodrigues da Silva, de 29 anos, foi premiada nesta semana com uma bolsa de iniciação científica do Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA).
A aluna receberá R$12 mil durante um ano para desenvolver o projeto Casa 1.0 em Steel Frame. “Minha inspiração para o tema foi uma casa popular, para fim social, por isso usei o termo 1.0, como nos carros”, conta Márcia. “ O meu projeto, em aço, vai se basear nesse modelo de casa de alvenaria estrutural, mas modulada com outro material.”
Outros dois estudantes de ensino superior, Rafael Gonçalves de Oliveira, da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, e Simone Stefani, da Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, também foram contemplados com a bolsa, entre mais de 90 temas inscritos.
Publicação
Além da ajuda financeira para desenvolver a pesquisa, Márcia terá seu projeto exposto em congresso sobre construções em aço, publicado em revistas científicas e no site da CBCA. O trabalho também será utilizado como projeto de conclusão da graduação tecnológica na Fatec.
“Ter o projeto publicado é uma satisfação muito grande. É a coroação do trabalho que você realizou. Profissionalmente, é muito satisfatório”, afirma a estudante. Graduada em Tecnologia em Construção – Estruturas Metálicas pela Faculdade de Engenharia de São Paulo, Márcia deve concluir o curso na Fatec em 2016. Para o futuro, almeja cursar Engenharia Civil e realizar um mestrado na área.
Desenvolvida pela aluna Leticia R. Gonçalvez, mesa selecionada para a exposição elementos inspirados no mobiliário nacional da década de 50-60