Altar de ‘Día de Muertos’ premia professor com viagem ao México

Trabalho da Etec Santa Ifigênia é o vencedor da competição; finalistas ficam expostos até dia 12, em evento gratuito, do Consulado Geral do México, no Memorial da América Latina

6 de novembro de 2023 3:05 pm Institucional

Em primeiro lugar ficou o altar Las Ovejas Negras y Vacas Divinas, homenagem as cantoras Rita Lee e Gal Costa | Foto: Roberto Sungi

A quarta edição do concurso Altar de Día de Muertos, organizada pelo Centro Paula Souza (CPS), conheceu seus vencedores neste sábado (4). Em primeiro lugar ficou a obra Las Ovejas Negras y Vacas Divinas, da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, da Capital. Os alunos Eduardo Pereira Castro, Laura Tiemi Kanegae, Madalena Oliveira de Matos, Kaique Alves Montagnoli e Brendha Nicole Lemes de Souza, executaram o trabalho sob supervisão do professor Bruno César Evangelista Silva, que será premiado com uma viagem ao México com direito a acompanhante.

“Escolhemos homenagear duas artistas brasileiras que nos deixaram recentemente, Gal Costa e Rita Lee. Além dos objetos caros a elas em vida, usamos a figura dos alebrijes, artesanatos tradicionais mexicanos que, segundo a crença, guiam os mortos ao encontro dos entes queridos”, explica o professor.

A mesa julgadora foi composta pelo cônsul geral do México em São Paulo, Raúl Bolaños Cacho Guzmán, o curador da exposição Arthur Jorge Santos Lima, a diretora do Memorial da América Latina, Adriana Beretta, e a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Lucília Guerra.

Patrimônio imaterial

“O mais importante da exposição é a apropriação do universo mexicano que transforma os alunos em multiplicadores culturais. O essencial é que eles entendam o potencial da educação e da arte para a preservação deste patrimônio imaterial maravilhoso”, diz a professora Lucília.

O segundo colocado no concurso foi o altar Las Mariposas, da Etec Prof. Rodolpho José Del Guerra, de São José do Rio Pardo. Desenvolvido pelas alunas Ana Lívia dos Santos Evangelista, Maria Clara Lopes Missena, Stephany Vasconcelos Da Silva, Thaís Gmeiner Mori de Oliveira, Vitória de Lima Araújo, o trabalho teve supervisão da professora Lígia Garcia Ribeiro de Arruda.

Em terceiro lugar foi classificado o Altar da Resistência, da Etec Vila Formosa de São Paulo, criado pelos alunos Paula Silva Rodrigues, Lucas Fresneda Alves, Gustavo Andrade de Faria Rodrigues, Ana Raquel Borges, Eduardo Silva Constâncio, sob supervisão da professora Luciana Colombo de Sousa Nascimento. Os alunos e professores dos três primeiros altares colocados receberam brindes dos patrocinadores.

Os três fazem parte da Exposición de Dia de Muertos, que pode ser visitada até dia 12, no Memorial da América Latina, na Capital. Promovido pelo Consulado Geral do México, o evento conta ainda com festival gastronômico, com diversas tendas de comidas típicas do país latino. Haverá também um festival musical, com apresentação de mariachis, gênero musical popular no México, um ringue de lucha libre, luta livre profissional que envolve vários movimentos e técnicas, concursos de fantasias, maquiagem e Mostra de Cinema Mexicano. Veja a programação detalhada aqui.

Fotos: Roberto Sungi

SERVIÇO Exposición de Dia de Muertos
Festival Gastronômico e Musical

Local: Praça Cívica
Data e horário: dias 4 e 5 de novembro, das 11h às 21h

Exposição Altares del Día de Muertos
Local: Galeria Marta Traba
Data e horário: dias 4 e 5 de novembro, das 11h às 21h, e do dia 7 ao dia 12 de novembro, das 10h às 17h.

1ª Mostra de Cinema Mexicano
Local: Auditório da Biblioteca Latino-Americana.
Data e horário: 10 e 11 de novembro de 2023, às 15h e às 19h

Endereço: Rua Tagipurus, nº 500. Próximo à estação Barra Funda de metrô (linha vermelha), CPTM e rodoviária. Entrada pelo Portão 2 do Memorial da América Latina.

Entrada gratuita, por ordem de chegada

Compartilhe


Veja também