Alckmin participa de eventos na Etec de Garça e na Fatec Pompeia

Na tarde do sábado, 16 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin fez a entrega das novas instalações da Escola Técnica Estadual ( Etec) Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros, de Garça. A parada seguinte da […]

18 de fevereiro de 2013 12:27 pm Etec, Fatec

Primeira turma do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão da Fatec Pompeia escolhe governador como patrono da cerimônia de colação de grau. / Du Amorim.

Na tarde do sábado, 16 de fevereiro, o governador Geraldo Alckmin fez a entrega das novas instalações da Escola Técnica Estadual ( Etec) Deputado Paulo Ornellas Carvalho de Barros, de Garça. A parada seguinte da viagem foi na Fatec Pompeia –  Shunji Nishimura , para ser o patrono da primeira turma do curso de graduação tecnológica de Mecanização em Agricultura de Precisão.

Os dois eventos tiveram as presenças da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e do vice-diretor superintendente da instituição, César Silva, entre as demais autoridades.

Etec Garça

Com a ampliação da infraestrutura física, a unidade ganha, entre outros ambientes, 2 laboratórios – 1 de microbiologia e outro de análises química, física e sensorial – e quadra poliesportiva coberta, com arquibancadas e fechamento lateral.

O Estado investiu mais de R$ 1,6 milhão na construção das instalações e em obras de melhorias na Etec, além de R$ 430 mil em mobiliários e equipamentos, entre 2009 e 2013. A diretora superintendente do Centro Paula Souza e o vice-superintendente da instituição, César Silva, estarão presentes na cerimônia.

Integrada ao Paula Souza em 1994, a Etec tem 200 matriculados, divididos entre 5cursos técnicos: Administração (Telecurso TEC), Agropecuária, Agropecuária integrado ao Ensino Médio, Comércio (Telecurso TEC) e Agroindústria. Este último curso foi implantado neste semestre.

O município de Garça tem outra Etec, a Monsenhor Antonio Magliano, e uma Faculdade de Tecnologia (Fatec). As duas unidades vão ganhar obras de ampliação, de acordo com o anúncio do governador.  A Etec vai contar com uma nova cozinha e com a cobertura da quadra de esportes. Já a Fatec terá um novo bloco para abrigar os laboratórios de Mecatrônica e Análise de Sistemas. Ambas as licitações estão prevista para abril. O custo previsto para as duas obras é de R$ 5,5 milhões. “Com as melhorias na infraestrutura ,  mais alunos serão atraídos para o local”, comentou Alckmin .

Fatec Pompeia

A cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso de graduação tecnológica de Mecanização em Agricultura de Precisão teve o governador Geraldo Alckmin como patrono e o assessor técnico da Pró-Reitoria de Administração da Unesp e membro do Conselho Deliberativo do Centro Paula Souza, Leonardo Theodoro Büll, como paraninfo.

“Essa é a primeira Fatec feita em parceria com a indústria e a agricultura, que oferece um curso inédito,  que não existe em nenhum outro lugar da América Latina”, informou Alckmin.

Dos 36 formandos, seis foram premiados, cinco pelo destaque no desempenho acadêmico e um pelo relacionamento com a turma. A homenagem foi  feita pelos representantes de instituições parceiras – Coopercitrus, Fundação Nishimura, Geo Agri,  John Deere, Jumil, Máquinas Agrícolas Jacto e Marchesan.

Implantada como campus da Fatec Marília no 1º semestre de 2010, a faculdade ganhou autonomia em abril de 2012, quando Alckmin assinou seu decreto de criação.  Atualmente, a unidade tem mais de 400 matriculados, divididos entre as turmas da manhã e da noite.