Alckmin assume Secretaria de Desenvolvimento

O vice-governador Alberto Goldman transmitiu na tarde desta segunda-feira, 26, o cargo de secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo para o ex-governador Geraldo Alckmin. A cerimônia, na sede da Secretaria, contou com a […]

26 de janeiro de 2009 5:18 pm Etec, Fatec

O vice-governador Alberto Goldman transmitiu na tarde desta segunda-feira, 26, o cargo de secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo para o ex-governador Geraldo Alckmin. A cerimônia, na sede da Secretaria, contou com a presença do governador do Estado, José Serra, do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades.

Goldman ficou à frente da pasta por dois anos e agora passa a coordenar as principais ações do governo ao lado do governador. “Quero agradecer com toda sinceridade ao Alberto Goldman e dar as boas-vindas ao Geraldo Alckmin, que com sua grande experiência acumulada em tantos anos trabalhando por São Paulo tem o desafio de ampliar nossas metas, que já são muito ambiciosas”, disse Serra.

A Secretaria de Desenvolvimento foi criada logo no ato da posse de Serra com a missão de promover o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Além do papel articulador com outros agentes públicos e privados, atua diretamente no apoio aos Parques Tecnológicos e Arranjos Produtivos Locais (APLs), além da implantação de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Em sua estrutura, estão vinculados o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro Paula Souza, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), e a Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo.

Na passagem do cargo, Goldman ressaltou que a expansão das Etecs e Fatecs, que “vem acompanhada de medidas para manter a excelência que nos permite alcançar os altos índices de empregabilidade dos alunos formados: 77% dos técnicos e 93% dos tecnólogos estão trabalhando depois de um ano de formados.”

Ao assumir a Secretaria, Alckmin também falou sobre a importância das unidades do Paula Souza para o desenvolvimento do Estado. “O desenvolvimento econômico deve ser uma ferramenta para o desenvolvimento do ser humano, para a realização de sonhos e para geração de empregos. Etecs e Fatecs formam trabalhadores cada vez mais preparados para atender às exigências do setor produtivo”.