Álbum gravado na Fatec Tatuí homenageia Noel Rosa

Jacque Falcheti e Retrato Brasileiro fazem live de lançamento no YouTube, nesta sexta-feira (11), data de nascimento do compositor carioca; disco também comemora dez anos do curso de Produção Fonográfica

11 de dezembro de 2020 12:57 pm Fatec, Institucional

Jacque Falcheti e José Pires Júnior (agachado, ao centro) com músicos e alunos da Fatec Tatuí l Foto: Divulgação

Se estivesse vivo, Noel Rosa completaria 110 anos nesta sexta-feira (11). Para celebrar o aniversário, a cantora Jacque Falcheti, acompanhada pelo grupo Retrato Brasileiro, lança o álbum Outras bossas, com dez canções do compositor carioca. Totalmente gravado e produzido na Gravadora Experimental da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuí, o disco também é parte das comemorações dos dez anos do curso superior tecnológico de Produção Fonográfica da unidade. Além da disponibilização em todas as plataformas digitais, hoje também haverá uma live-show de lançamento no canal da cantora no YouTube – veja informações abaixo.

“Foi uma parceria essencial, porque o trabalho dos alunos e dos professores nos possibilitou tirar o conceito artístico do papel e registar para que todos possam ouvir”, afirma Jacque Falcheti. De acordo com o coordenador do curso, José Pires Júnior, “ao longo desses dez anos de existência, oferecemos gratuitamente estrutura física e administrativa para que centenas de singles, EPs e álbuns fossem gravados e lançados nas mais diversas mídias e plataformas”.

Raridades

O repertório do disco foi selecionado a partir de uma pesquisa envolvendo escuta e análise de mais de 250 composições de Noel Rosa, gravadas por diversos intérpretes. Apesar do catálogo vasto de sucessos históricos, como Com que roupa? e Feito de oração, a cantora e o grupo deram prioridade a cações menos conhecidas do morador de Vila Isabel: Remorso, de 1934, por exemplo, só foi gravada uma vez, por Marília Baptista.

“Dentre todas essas raridades que eu gosto muito, tenho um carinho especial pelo Samba da boa vontade, que encerra o disco”, diz Jacque. “A canção fala de diversas mazelas do povo brasileiro. Foi composta na década de 1930 mas parece ter sido feita para os dias de hoje.”

Além do professor José Pires, produtor e supervisor geral da Gravadora Experimental, os seguintes estudantes participaram do projeto: Daniel Mariano (engenheiro de mixagem), João Batista (produtor executivo), Lucas Bigas (engenheiro de gravação), Pavani (assistente de gravação) e Vitor Miyai (produtor executivo).

Inscreva-se!

Quem deseja concorrer a uma vaga nas Fatecs no primeiro semestre de 2021 deve se inscrever até a próxima terça-feira (15), às 15 horas, pelo site vestibularfatec.com.br. A taxa é de R$ 39. A seleção será feita por análise de histórico escolar, sem realização de prova presencial ou online.

De acordo com a última pesquisa de empregabilidade feita pelo Centro Paula Souza com tecnólogos formados pelas Fatecs, cerca de 88% deles estão empregados em até um ano após terminar o curso.

“No caso de Produção Fonográfica, nossa infraestrutura de laboratórios, estúdio e salas de gravação, entre outros equipamentos, nos permite realizar trabalhos com o esmero exigido em gravações premiadas e de lugar destacado no mercado”, avalia Pires Júnior. “Essa estrutura é tão próxima da realidade que, invariavelmente, nossos alunos acabam sendo absorvidos pela cadeia produtiva, desde a montagem de estúdios até plataformas digitais de música.”

Neste processo seletivo, o curso superior tecnológico de Produção Fonográfica da Fatec Tatuí oferece 40 vagas no período da tarde.

Serviço:

Live de lançamento: Outras bossas, com Jacque Falcheti e Retrato Brasileiro
Local:
online
Data: 11 de dezembro
Horário: 20 horas
Acesso: pelo YouTube

Compartilhe


Veja também