Agência Inova Paula Souza pede bolsas de iniciação científica ao CNPq

A Agência Inova Paula Souza, de incentivo à inovação tecnológica do Centro Paula Souza, apresentou um plano ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para oferecer bolsas de iniciação científica a estudantes das Faculdades de Tecnologia do […]

22 de julho de 2011 5:00 pm Etec, Fatec

André Trindade, Oswaldo Massambani, Cristina Elisei, Nilson da Silva, Luciana Ferrarezi, da equipe do Inova Paula Souza, Angelo Cortelazzo, coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza, e César Silva, vice-superintendente da instituição. / Foto – divulgação.

A Agência Inova Paula Souza, de incentivo à inovação tecnológica do Centro Paula Souza, apresentou um plano ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para oferecer bolsas de iniciação científica a estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). A iniciativa é uma das primeiras ações da agência para estimular a inovação dentro das Escolas Técnicas (Etecs) e Fatecs estaduais.

O pedido será avaliado pelo CNPq e prevê a concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), que tem por objetivo “estimular os jovens do Ensino Superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação”, segundo o órgão.

Em outra frente, a Inova Paula Souza deve assinar um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) para a capacitação de docentes do Centro Paula Souza em gestão de inovação. Ambas as ações buscam estimular a cultura e a gestão da propriedade intelectual dentro do Centro Paula Souza, criando oportunidades de desenvolvimento de pesquisas tecnológicas aplicadas e fazendo a ponte com o setor produtivo para levar projetos desenvolvidos por alunos e professores ao mercado.

“A inovação tem que entrar na corrente sanguínea do Paula Souza. É o único caminho para o desenvolvimento e a competitividade do Estado de São Paulo”, afirma Oswaldo Massambani, coordenador da Inova e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), onde ajudou a criar e coordenou a Agência USP de Inovação.

 

Atlas

A Inova Paula Souza é responsável por gerir as políticas de inovação do Centro Paula Souza, estimulando parcerias com empresas, órgãos de governo e sociedade e criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa da instituição contribuam para o desenvolvimento social e econômico do Estado e do País.

A Inova já conseguiu incluir o Centro Paula Souza no Atlas de Competitividade da Indústria do Estado de São Paulo, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) com informações sobre o perfil regional do setor. “Fazer parte do atlas significa dar visibilidade ao setor produtivo das potencialidades e competências do Centro PaulaSouza”, explica Massambani.

Compartilhe


Veja também