Abertas inscrições para curso da Embraer que forma projetistas aeronáuticos

Estão abertas as inscrições para o Programa Projetista Embraer, parceria entre o Centro Paula Souza, por meio da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de São José dos Campos, e a Embraer (Empresa Brasileira de […]

14 de março de 2014 2:11 pm Fatec

Estão abertas as inscrições para o Programa Projetista Embraer, parceria entre o Centro Paula Souza, por meio da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de São José dos Campos, e a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.), que visa a capacitação de 60 profissionais para atuar como projetistas aeronáuticos, responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas, mecanismos e estruturas dos aviões.

O curso tem duração de um ano e é destinado a técnicos e tecnólogos formados nos curso de Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Mecatrônica, Projetos, Telecomunicações e outros relacionados, que tenham se formado entre 2011 e junho de 2014. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 23.

O coordenador do programa na Fatec São José dos Campos, Marcos da Silva e Souza, afirma que a parceria nasceu depois que a Embraer procurou a Fatec São José dos Campos em busca de profissionais para lecionar no projeto. De acordo com Souza, a Embraer estabeleceu neste ano a profissão de tecnólogo dentro da companhia, como resultado do projeto. “A medida deve fazer com que outras empresas comecem a criar vagas nessa área, expandindo o campo profissional para os tecnólogos”, afirma.

Neste ano tem início a terceira turma de projetistas, as duas primeiras se formaram em 2012 e 2013. Dividido em quatro módulos, os participantes nivelam e incrementam seus conhecimentos aeronáuticos na primeira metade do curso. Nos últimos seis meses ocorrem simulações do ambiente de trabalho profissional. “Em uma dessas experiências são retiradas partes de uma aeronave para que os alunos identifiquem o que está faltando e projetem o que o avião necessita”, conta o coordenador.

O programa começa em julho de 2014 e aqueles que concluírem o programa com êxito poderão ser contratados pela Embraer, de acordo com as necessidades da empresa. Durante o curso, os estudantes têm benefícios, como uma bolsa de estágio, convênio médico, seguro de vida, vale-transporte e almoço.

Ao final das aulas, os participantes recebem certificados de especialista em projetos aeronáuticos nas áreas de sistemas, mecanismos ou estruturas, emitidos pelo Centro Paula Souza. Mais informações podem ser obtidas na página oficial do programa.

Compartilhe


Veja também