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Abertas inscrições para 4º Encontro de Memórias e História da Educação Profissional

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no 4º Encontro de Memórias e História da Educação Profissional. Alunos, professores e pesquisadores de instituições de Ensino Técnico e Tecnológico de todo o Brasil poderão inscrever […]

8 de abril de 2014 3:29 pm Institucional

Crédito: Acervo CPS | Alunas da Etec Carlos de Campos, no bairro do Brás, em 1931, no Dispensário de Puericultura: parte da história da instituição de ensino

Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no 4º Encontro de Memórias e História da Educação Profissional. Alunos, professores e pesquisadores de instituições de Ensino Técnico e Tecnológico de todo o Brasil poderão inscrever seus projetos e pôsteres até o dia 18 de abril no site www.cpscetec.com.br/memorias2014.

Promovido pelo Centro Paula Souza a cada dois anos, o encontro tem como objetivo preservar a memória e possibilitar a troca de experiências entre diferentes instituições educacionais. As pesquisas apresentadas devem contribuir para o desenvolvimento de ações de cidadania e políticas públicas voltadas ao aprimoramento do ensino profissional no País.

O tema desta edição será “Coleções, Acervos e Centros de Memória”. O evento será realizado nos dias 6 e 7 de outubro, na sede do Centro Paula Souza, no centro da capital.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Historiografia da Educação Profissional, Maria Lucia Mendes de Carvalho, a edição deste ano será uma homenagem aos 45 anos do Centro Paula Souza. “A abertura do encontro será justamente no dia do aniversário da instituição. Será uma ótima oportunidade para reunir projetos que resgatem a história do ensino técnico do Brasil”, afirma.

Maria Lucia explica que o foco do encontro é permitir que as escolas apresentem seus centros de memórias e também as práticas pedagógicas para estimular a conscientização sobre a preservação de acervos e coleções, incentivando o aluno a valorizar o patrimônio cultural.  “Estudar o funcionamento das escolas no passado permite entender a evolução da tecnologia e a relação dos antigos currículos com os cursos de hoje, ou seja, como foi feita a transformação ao longo do tempo”, ressalta.

Os trabalhos poderão ser inscritos em três eixos temáticos:

1. Coleções, Acervos e Centros de Memória como lugares vivos e dinâmicos na difusão de processos de produção de saberes e de conhecimentos na educação profissional e tecnológica;

2. Práticas escolares e pedagógicas para a sensibilização, a valorização e a preservação do patrimônio histórico educativo no ensino profissional e tecnológico;

3. Apropriações de espaço institucional para estudos e pesquisas em memórias e história da educação profissional e tecnológica.

Clique aqui para conferir as normas para envio de trabalhos.

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