75 estudantes das Etecs e Fatecs embarcam para intercâmbio nos EUA

A penúltima turma do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza 2011 embarca neste sábado, 1º de outubro, para os Estados Unidos. Durante um mês, 75 estudantes recém-formados nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais […]

30 de setembro de 2011 2:09 pm Etec, Fatec

A penúltima turma do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza 2011 embarca neste sábado, 1º de outubro, para os Estados Unidos. Durante um mês, 75 estudantes recém-formados nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais vão fazer um curso intensivo de inglês e cultura norte-americana em Chicago, Portland e Seattle. Ao todo, o programa vai oferecer 600 bolsas de estudo – serão contemplados 500 alunos e 100 professores de inglês das Etecs e das Fatecs.

O objetivo é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA, seguro saúde e ajuda de custo de 400 dólares – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes.

Os 100 professores já concluíram o curso em San Diego, na Universidade da Califórnia. 325 alunos participaram do intercâmbio – em março, abril e setembro. O último embarque ocorre em novembro. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões.

Avaliação

Os estudantes que participaram do intercâmbio no primeiro semestre tiveram grande desempenho no curso: 90% deles demonstraram melhora no domínio do idioma. A avaliação foi baseada nas provas de nivelamento: no primeiro dia de aula, foi aplicado um teste para avaliar a capacidade de compreensão e domínio da gramática. De acordo com o resultado, os estudantes eram encaminhados para classes de cinco níveis diferentes – básico, pré-intermediário, intermediário, pré-avançado e avançado. Na última semana, eles passaram pelo mesmo exame para medir a evolução de cada um.

Cerca de metade dos estudantes começou o curso no nível básico. De acordo com a prova final, mais de 50% deles evoluíram para outros níveis, alguns direto para o intermediário. O resultado foi considerado notável pela direção da escola, segundo a qual esse grau de evolução geralmente é alcançado depois de dois ou três meses de curso. A porcentagem de intercambistas com nível avançado mais que dobrou: de 4,3% para 9,3%.

A coordenação do intercâmbio também considerou ótimo o aproveitamento dos professores: a maioria conseguiu nota máxima no curso. “Isso vai ter um impacto muito positivo no ensino de inglês nas Etecs e Fatecs”, declara Simone Ramos, coordenadora do programa.

Acompanhe os relatos dos intercambistas no Tumblr do Centro Paula Souza: www.centropaulasouza.tumblr.com.

Compartilhe


Veja também