Cerca de 200 professores e gestores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais participaram, entre os dias 6 e 7 de maio, do 2º Semtec – Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e […]
Cerca de 200 professores e gestores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais participaram, entre os dias 6 e 7 de maio, do 2º Semtec – Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico. O evento, cujo tema abordou práticas de ensino e pesquisa, foi realizado no Centro de Capacitações do Centro Paula Souza, na Capital.
A cerimônia de abertura do simpósio contou com a presença do chefe de gabinete da instituição, Luiz Carlos Quadrelli, que destacou o potencial criativo e o empenho dos docentes em aprimorar as práticas pedagógicas. “Iniciativas como estas elevam o padrão da qualidade do nosso ensino”, afirmou.
Houve ainda uma palestra do coordenador-geral do Programa Núcleos de Ensino na Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (Unesp), José Brás Barreto de Oliveira, que falou sobre Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
No segundo dia do encontro, os trabalhos tiveram início com uma mesa redonda, que discutiu pesquisa e educação profissional. Participaram desta atividade representantes da Universidade de São Paulo (USP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
No total, foram apresentados mais de 60 projetos de professores, divididos em quatro eixos temáticos: Metodologias inovadoras; Tecnologias, mídias e práticas pedagógicas; Pesquisa como metodologia de ensino; e O professor pesquisador, a pesquisa aplicada e suas contribuições à prática docente. Também houve exposição de pôsteres. Confira a programação completa no site