1º Fórum de Empreendedorismo apresenta projetos de Etecs e Fatecs do Alto Tietê

Será realizado nesta sexta-feira, dia 3, o 1º Fórum Regional de Empreendedorismo do Alto Tietê, com o objetivo de incentivar o comportamento empreendedor dentro do ambiente acadêmico e de trabalho. Promovido pela Escola Técnica Estadual […]

1 de junho de 2016 11:55 am Institucional

Crédito: Divulgação | Professores David Lima e Ademir Cardoso em um dos eventos promovidos na região do Alto Tietê

Será realizado nesta sexta-feira, dia 3, o 1º Fórum Regional de Empreendedorismo do Alto Tietê, com o objetivo de incentivar o comportamento empreendedor dentro do ambiente acadêmico e de trabalho. Promovido pela Escola Técnica Estadual (Etec) Ferraz de Vasconcelos, o evento ocorrerá em Mogi das Cruzes e conta com a participação das Etecs de Itaquaquecetuba, Poá, Santa Isabel, Suzano e Presidente Vargas (Mogi das Cruzes); e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Guarulhos.

“A cultura empreendedora ganha cada vez mais espaço entre os jovens, reflexo da alta capacidade criativa e da vontade de transformar ideias em soluções inovadoras”, diz a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, instituição responsável pela administração das Etecs e Fatecs.

Um dos palestrantes do evento, o subsecretário de Empreendedorismo, Micro e Pequena Empresa, Roberto Sekiya, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo (SDECTI), segue na mesma direção: “É preciso incentivar os nossos jovens a serem protagonistas, dando a eles o conhecimento e as ferramentas necessários para que possam transformar econômica e socialmente o nosso Estado e o País, principalmente neste momento de crise”, diz.

Também estarão presentes representantes de diversas entidades apoiadoras da iniciativa, como associações comerciais e industriais, de fomento e Organizações Não Governamentais (ONGs) da região. O público poderá participar de um debate aberto e conhecer projetos dos alunos das Etecs e Fatecs.

Primeiro

“Queremos que os jovens conheçam o seu potencial empreendedor”, diz o professor Ademir Cardoso, agente da Agência Inova Paula Souza na Etec Ferraz de Vasconcelos, responsável pela organização do evento. “Emprego não tem para todo mundo, então, a saída é criar a própria empresa ou se destacar no trabalho pelo perfil criativo e inovador”, acrescenta. Segundo ele, esse é o primeiro de uma série de fóruns e iniciativas semelhantes que deverão ser fortalecidos na região e depois em todo o Estado. (Inscrições podem ser feitas pela internet: www.gefpalestras.com.br/forum)

Com essa iniciativa, Cardoso e o ex-professor da Etec de Ferraz de Vasconcelos David Lima, do Grupo de Empreendedores do Futuro (Gef), autores da proposta, planejam atingir todas as escolas públicas e técnicas do Alto Tietê e chegar a um público de 16 mil pessoas, apenas nas palestras, excluindo feiras, seminários, workshops e fóruns.

Desde 2015 foram realizados 23 workshops nas Etecs do Alto Tietê e Parque do Belém; Fatec Ourinhos e escolas privadas, com uma estimativa de quatro mil participantes entre alunos e docentes. Além das Etecs, Fatecs e instituições já mencionadas, apoiam o projeto o Banco do Povo, a Universidade de Mogi das Cruzes e o Instituto Federal de Suzano.