CPS realiza Fórum de Desenvolvimento Humano

Professores, coordenadores e diretores das Escolas Técnicas e Faculdades de Tecnologia estaduais têm até 10 de março para se inscrever pelo Portal do Participante

24 de fevereiro de 2023 10:04 am Eventos, Institucional

Evento será realizado de forma remota, com transmissão aberta em tempo real no canal da Cetec no Youtube l Foto: Divulgação

*Atualizado em 6 de março, às 11h52

A Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) promove, em 23 de março, o 1º Fórum de Desenvolvimento Humano e o Mundo do Trabalho. O evento será realizado de forma remota, com transmissão aberta em tempo real no canal da Cetec no Youtube. Professores, coordenadores e diretores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais têm até 10 de março para se inscrever pelo Portal do Participante.  

“Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades”, explica a coordenadora de projetos da Cetec e responsável pelo Fórum, Judith Rachmuth Terreiro.

Alguns dos objetivos do Fórum são debater as transformações sociais, tecnológicas, econômicas e a importância do pensamento crítico e desenvolvimento sustentável no contexto da formação profissional; fortalecer o desenvolvimento das habilidades socioemocionais no contexto do CPS, considerando as características e especificidades da educação profissional e tecnológica; e proporcionar aos docentes um ciclo de palestras e debates sobre as tendências e valores para ingresso e permanência no mercado do trabalho, mobilidade e globalização.

O evento oferecerá duas palestras. O jornalista, educomunicador e escritor Alexandre Le Voci Sayad vai falar sobre Inteligência Artificial e seus impactos no desenvolvimento do pensamento crítico. Já a palestra da psicopedagoga Silvia Lima vai abordar Diálogos Socioemocionais – proposta de desenvolvimento integral, intencional e planejada de competências socioemocionais, para enfrentar os desafios do mundo do trabalho. E a idealizadora do Instituto Árvores Vivas, Juliana Gatti, fala sobre desenvolvimento de valores humanos por meio de abordagens integrativas baseadas na natureza.

Compartilhe


Veja também