Com o objetivo de identificar o perfil dos profissionais e da educação profissional no Estado, professores, educadores, gestores, representantes de instituições de ensino e de outras entidades se reuniram no Parlamento Latino-Americano, em São Paulo, […]
Alguns dos integrantes que compuseram a mesa durante a abertura da Conferência. A partir da esquerda, Fernando Leme do Prado, Laura Laganá, Getúlio Marques Ferreira, Maria Helena Guimarães de Castro, Almério Melquíades de Araújo e Marcos Monteiro.
Com o objetivo de identificar o perfil dos profissionais e da educação profissional no Estado, professores, educadores, gestores, representantes de instituições de ensino e de outras entidades se reuniram no Parlamento Latino-Americano, em São Paulo, nos dias 31 de maio e 1º de junho.
A presença de estudiosos e analistas da educação profissional endossa a importância do evento, que na abertura dos trabalhos contou com os seguintes integrantes na composição da mesa, presidida pelo coordenador de Ensino Técnico do Centro Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo: Maria Helena Guimarães de Castro, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Marcos Antonio Monteiro, presidente do Conselho Estadual de Educação; Getúlio Marques Ferreira, coordenador geral de Orçamento, Planejamento e Gestão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação; Almerico Lima, diretor de Qualificação Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego; Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza; Francisco Moraes, gerente de Desenvolvimento Educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Roberto Monteiro Spada, diretor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; Garabed Kenchian, diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo; Rosana Maria Siqueira, diretora do Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo; Wilson Wanderley Vieira, presidente do Sindicato dos Técnicos industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo; Fernando Leme do Prado, presidente da Associação Nacional de Educação Tecnológica; e Lauro Pereira Dias, vice-presidente do Conselho Regional de Química de São Paulo.
No primeiro dia da Conferência, que teve o Centro Paula Souza como um dos organizadores, o economista e escritor Claudio de Moura Castro enfatizou em sua palestra a ideia de os profissionais de nível técnico ministrarem aulas nos cursos. “Independentemente da titulação, quem deve ensinar um ofício é quem o domina”, esclareceu Castro. Nesse dia também aconteceu a reunião de grupo do eixo temático. A conclusão desses trabalhos se deu no dia seguinte, quando também foram eleitos os delegados estaduais que irão participar da Conferência Nacional, em Brasília, entre 15 e 18 de agosto.
Na opinião de Almério de Araújo, “a educação profissional e tecnológica de São Paulo teve um ganho na sua organização, no sentido de deixar mais claros alguns objetivos. As contribuições dos participantes foram de alta qualidade. O Estado terá muito a contribuir na Conferência Nacional”.