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Volvo e CPS discutem parceria para troca de conhecimento sobre ‘carro sem motorista’

Crédito: Divulgação | Anders Hedebjörn, da Volvo, com Laura Laganá e Edson Kitani

A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o professor Edson Kitani, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Santo André, receberam nesta quinta-feira, o diretor de engenharia da Volvo Cars na Suécia, Anders Hedebjörn, para discutir parcerias de desenvolvimento de tecnologia automotiva.

Durante a reunião, que ocorreu na sede da instituição, na Capital, Kitani apresentou os projetos do Departamento de Eletrônica Automotiva da Fatec no setor e o nicho de pesquisa investigado pela faculdade junto com o Laboratório de Robótica Móvel da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos para expandir o conhecimento sobre veículos autônomos.

A pesquisa segue a tendência mundial dos driverless cars, ou seja, carros movidos sem a ação de um motorista. Essa tecnologia já vem sendo testada pela montadora e deve ser implantada em breve na China. Tem como objetivo aumentar a eficiência no trânsito, reduzir acidentes e facilitar a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida e portadoras de necessidades especiais.

Sintonia com o mercado

O projeto vai ao encontro do eixo acadêmico e mercadológico em que se insere a Fatec Santo André, voltada à formação de profissionais qualificados para atender à demanda industrial da região, pensando projetos de relevância no setor de automóveis.

Uma parceria com a Volvo permitiria o intercâmbio de conhecimento em tecnologia e processos regulatórios para a fabricação de modelos de carro com piloto automático no Brasil. “Com o apoio de uma empresa privada, já teríamos uma tecnologia para transmitir aos nossos alunos”, justifica Kitani. “Nós temos que estudar e nos adequar ao que o mercado já está fazendo.”

Na USP, alguns modelos já vêm sendo testados, como o caminhão autônomo, feito em parceria com a Scania, e o carro Carina. Esses automóveis são dotados de sistema computacional, câmeras, GPS e outros sensores para permitir a orientação do veículo sem o comando humano.

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