Técnicas em Museologia da Etec Parque da Juventude organizam mostra em Piracicaba

Exposição Banquete presidencial: vida pública, vida privada, sobre jantar de transição entre os dois primeiros presidentes civis e republicanos do Brasil fica em cartaz até 1º de setembro no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes

24 de agosto de 2017 9:00 am Institucional

Exposição foi desenvolvida como trabalho de conclusão do curso técnico de Museologia | Acervo Museu

Está em cartaz até 1º de setembro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba, a exposição Banquete presidencial: vida pública, vida privada, com curadoria das técnicas em Museologia Ligia Marrach, Marta Almeida, Raíssa Marcondes, Stefanie Moysés e Tainan Torquete, formadas pela Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, da Capital.

Sob orientação da coordenadora do curso técnico de Museologia, Cecília Machado, a mostra foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso, no final do primeiro semestre de 2017. Trata-se da reprodução de um encontro, em 14 de novembro de 1898, que marcou a sucessão entre os dois primeiros presidentes civis e republicanos da ainda jovem república brasileira: Prudente de Moraes, que deixava o poder, ofereceu o jantar para Campos Sales, que assumia.

O projeto surgiu a partir de pesquisa no acervo do próprio Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, no qual uma relíquia aguçou a curiosidade das estudantes: o cardápio original do banquete. “Começamos a pesquisar sobre a vida dos dois presidentes, o evento e as características de louças e utensílios da época”, conta Marta.

A amizade entre os dois políticos desde o período de faculdade, a relação que cada um tinha com os ideais republicanos, e suas respectivas importâncias para a consolidação do regime republicano são alguns dos temas abordados na exposição. Também foi montada uma mesa cenográfica para que o visitante tenha alguma noção do ambiente de um jantar do século 19.

“A reconstituição é interessante para conhecer um pouco da intimidade das figuras históricas e os costumes da época”, lembra Marta.


Serviço

Banquete presidencial: vida pública, vida privada
Local:
 Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Rua Santo Antonio, 641, Centro – Piracicaba
Quando: até 1º de setembro, de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados, das 9 às 13 horas
Entrada gratuita

Técnicas em Museologia da Etec Parque da Juventude organizam exposição em Piracicaba

Compartilhe


Veja também