skip to Main Content

Técnicas em Museologia da Etec Parque da Juventude organizam mostra em Piracicaba

Técnicas Em Museologia Da Etec Parque Da Juventude Organizam Mostra Em Piracicaba
Exposição foi desenvolvida como trabalho de conclusão do curso técnico de Museologia | Acervo Museu

Está em cartaz até 1º de setembro, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba, a exposição Banquete presidencial: vida pública, vida privada, com curadoria das técnicas em Museologia Ligia Marrach, Marta Almeida, Raíssa Marcondes, Stefanie Moysés e Tainan Torquete, formadas pela Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, da Capital.

Sob orientação da coordenadora do curso técnico de Museologia, Cecília Machado, a mostra foi desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso, no final do primeiro semestre de 2017. Trata-se da reprodução de um encontro, em 14 de novembro de 1898, que marcou a sucessão entre os dois primeiros presidentes civis e republicanos da ainda jovem república brasileira: Prudente de Moraes, que deixava o poder, ofereceu o jantar para Campos Sales, que assumia.

O projeto surgiu a partir de pesquisa no acervo do próprio Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, no qual uma relíquia aguçou a curiosidade das estudantes: o cardápio original do banquete. “Começamos a pesquisar sobre a vida dos dois presidentes, o evento e as características de louças e utensílios da época”, conta Marta.

A amizade entre os dois políticos desde o período de faculdade, a relação que cada um tinha com os ideais republicanos, e suas respectivas importâncias para a consolidação do regime republicano são alguns dos temas abordados na exposição. Também foi montada uma mesa cenográfica para que o visitante tenha alguma noção do ambiente de um jantar do século 19.

“A reconstituição é interessante para conhecer um pouco da intimidade das figuras históricas e os costumes da época”, lembra Marta.


Serviço

Banquete presidencial: vida pública, vida privada
Local:
 Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Rua Santo Antonio, 641, Centro – Piracicaba
Quando: até 1º de setembro, de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e sábados, das 9 às 13 horas
Entrada gratuita

Técnicas em Museologia da Etec Parque da Juventude organizam exposição em Piracicaba

Back To Top