Prêmio Econoteen prorroga inscrições para a 11ª edição até 8 de agosto

Iniciativa da Universidade de São Paulo é destinada a estudantes dos Ensinos Médio e Integrado de escolas públicas de todo o Estado

25 de julho de 2017 12:12 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Período para entrega das dissertações vai de 18 de setembro a 4 de outubro

As inscrições, exclusivamente pela internet, para a 11ª edição do Prêmio Econoteen de Ensaios foram prorrogadas até 8 de agosto. O concurso é destinado a estudantes matriculados no segundo e no terceiro ano dos Ensinos Médio ou Integrado de escolas públicas do Estado de São Paulo.

Realizada pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA – USP), a iniciativa tem por objetivo inserir os alunos das duas modalidades de ensino no mundo do pensamento econômico.

Os participantes devem escrever uma dissertação de três a quinze páginas, fundamentada em conceitos de economia, sobre o tema: As causas do desemprego dos jovens no Brasil são semelhantes às observadas no resto do mundo? É necessário que o trabalho tenha a orientação de um professor e a estrutura deve conter capa, resumo, desenvolvimento e bibliografia.

O prazo para envio dos ensaios vai de 18 de setembro a 4 de outubro. Os cinco primeiros colocados receberão premiação em dinheiro e os orientadores serão premiados com livros.

Informações sobre o regulamento e outros detalhes do concurso estão disponíveis no site prêmio.

Edições anteriores

No ano passado, Marcos Gonçalves, aluno da Etec Takashi Morita, localizada no bairro de Santo Amaro, na Capital, conquistou o terceiro lugar no Econoteen, enquanto Maria Eduarda dos Santos André, da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, recebeu menção honrosa.

Em 2015, o segundo lugar ficou com Guilherme Augusto Santana, da Etec Prof Eudecio Luiz Vicente, de Adamantina. A mesma Etec se destacou em 2014, quando sua aluna Maria Natália de Andrade venceu o concurso.

Na edição de 2013, os estudantes que conquistaram os cinco primeiros lugares foram das Etecs: Professor Basílides de Godoy, da Capital; Professor Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina; Rosa Perrone Scavone, de Itatiba; Juscelino Kubitscheck, de Diadema; e Itanhaém, respectivamente.

Outro aluno da Etec de Adamantina obteve o primeiro lugar em 2012 e um da Parque da Juventude, da Capital.