CPS dará formação a detentos por meio do Pronatec Prisional

Serão disponibilizadas 4.494 vagas para cursos de 160 horas, a partir de abril; cerca de 500 profissionais passarão por capacitação para que sejam formadas 225 turmas de 20 alunos no Estado

21 de março de 2018 8:48 am Etec, Institucional

Panificação é um dos cursos oferecidos pelo Centro Paula Souza no Pronatec Prisional | Foto: Ciete Silvério

O Centro Paula Souza (CPS) volta a oferecer capacitação para detentos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Prisional, a partir de abril. Ao todo, serão 4.494 vagas em cursos de formação inicial continuada.

As aulas serão levadas a presídios masculinos e femininos em diversas regiões do Estado. Os cursos, de 160 horas, destinam-se a formar cuidadores de idosos, manicures, pedreiros, padeiros, barbeiros, auxiliares de cozinha, horticultores orgânicos, entre outras formações. O governo federal investe cerca de R$ 9 milhões no trabalho nas penitenciárias paulistas.

Na próxima semana, nos dias 26 e 27, representantes do CPS participam de uma reunião em Brasília para acertar os detalhes sobre o assunto. Na sequência está prevista a capacitação de cerca de 500 profissionais que atuam em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) localizadas no entorno de presídios. Eles serão os responsáveis pelas 225 turmas de 20 alunos formadas em todo o Estado. As aulas devem começar em abril.

Os cursos serão oferecidos aos detentos que cumprem pena nos regimes fechado, semiaberto e aberto, além de egressos do sistema prisional. Os condenados têm direito à redução da pena quando estudam ou trabalham. A cada 12 horas de estudo é descontado um dia da penalidade total. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) indica quem pode participar das aulas, que serão dadas dentro dos presídios.

Oportunidade

“Nunca olhamos para essas pessoas como apenados. Nós vemos apenas alunos e eles veem em nós uma oportunidade”, afirma a coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec), Clara Magalhães, responsável pelo Pronatec Prisional no Centro Paula Souza.

Em 2017, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir a população carcerária em 10% até 2019. O país está em terceiro lugar no ranking mundial de número de presos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China, com 726 mil detentos. O Estado de São Paulo tem 231 mil presos, segundo dados apurados pela Ufiec no Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias.

Compartilhe


Veja também