Maratona de Programação InterFatecs reúne 174 alunos no sábado

A 5ª edição da Maratona de Programação InterFatecs será realizada no sábado, 21, na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, no Bom Retiro, na Capital. Nesta segunda etapa do evento, 174 alunos e […]

18 de agosto de 2016 3:41 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Em 2015, a InterFatecs foi realizada na Fatec Cruzeiro, com a participação de 700 alunos de 30 unidades

A 5ª edição da Maratona de Programação InterFatecs será realizada no sábado, 21, na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, no Bom Retiro, na Capital. Nesta segunda etapa do evento, 174 alunos e 38 professores de 34 Fatecs se reúnem em 50 equipes para disputar a competição inspirada na maratona de programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A disputa estimula a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão, além de ajudar os estudantes a aperfeiçoar a técnica em projetos com algoritmos.

A primeira etapa da maratona foi realizada no dia 21 de maio, em 35 faculdades, e alcançou recorde de participantes: com 980 estudantes e 43 professores em 287 equipes realizando online a mesma prova, ao mesmo tempo. Já a segunda fase acontece em uma sede única, com a presença das 50 melhores equipes classificadas na etapa anterior.

Neste ano, o evento acontecerá pela primeira vez na Capital, na Fatec São Paulo. O corpo de juízes supervisionará os trabalhos de modo a reproduzir inteiramente o ambiente de uma sede regional da Maratona de Programação da SBC.

“A InterFatecs é uma maneira de preparar os alunos para competições nacionais e mundiais de programação”, afirma a coordenadora geral do evento, a professora Grace Anne Pontes Borges, do Departamento de Tecnologia da Informação da Fatec São Paulo.

A abertura do evento será às 10 horas com a palestra “Para que serve um Hackathon”, de Marcia Golfieri, da IBM. As provas serão realizadas das 13 às 18 horas em laboratórios da unidade. As equipes que resolverem o maior número de problemas a partir da implementação de programas de computador nas linguagens C, C++ e Java serão as vencedoras. Os estudantes concorrem a bolsas de estudos em cursos na área de Tecnologia da Informação e de desenvolvimento de jogos. A premiação será às 18h30.

Edições anteriores

Em 2015, a InterFatecs foi realizada na Fatec Cruzeiro, com a participação de mais de 700 alunos de 30 Fatecs, distribuídos em 221 equipes. Em 2014, a 3ª edição aconteceu em São José dos Campos, reunindo 516 estudantes de 27 unidades em 148 equipes. Sediada na Fatec Mogi das Cruzes em 2013, a segunda InterFatecs teve a participação de 29 unidades, 163 equipes e 551 alunos. A primeira edição da maratona, realizada na Fatec Sorocaba, em 2012, reuniu 19 unidades, 425 alunos e 120 equipes.

Compartilhe


Veja também