Fatec São Caetano do Sul cria pinball com personagens do folclore brasileiro

Os aficionados pelo tradicional jogo eletrônico pinball – aquele em que o jogador manipula palhetas para controlar esferas de metal, somar pontos e evitar que as bolas caiam no “buraco negro” – ganharam uma nova […]

12 de janeiro de 2016 4:59 pm Institucional

Crédito: Reprodução | Meta do jogo é derrotar vilão que realiza experimentos químicos em barco-laboratório clandestino

Os aficionados pelo tradicional jogo eletrônico pinball – aquele em que o jogador manipula palhetas para controlar esferas de metal, somar pontos e evitar que as bolas caiam no “buraco negro” – ganharam uma nova opção educativa desenvolvida por alunos do curso superior tecnológico em Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Caetano do Sul – Antonio Russo.

A partir de pesquisas no livro Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo, Guilherme Cortonesi Cela e Leandro Machado Pereira de Araújo criaram o jogo Monstro Pantaneiro Pinball, com o objetivo de mostrar de forma recreativa a fauna e o bioma do Pantanal Mato-Grossense, além de resgatar personagens do folclore, como curupira, boitatá e saci-pererê.

O game foi elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pelos professores Érika Fernanda Caramello, Miguel Marílio Saad Jr, Raquel Silva, Valteir Benedito Vaz e Willians Monteiro da Silva. Confira vídeo com a apresentação do trabalho para a banca avaliadora.

O jogo está disponível gratuitamente para download e funciona em computadores com plataforma Windows. A trilha sonora foi composta especialmente pelo músico violeiro Almir Pessoa, que participou voluntariamente do projeto. Foram utilizados efeitos sonoros de viola caipira, manipulados digitalmente, incluindo ritmos regionais como guarânia, cururu e polca mato-grossense.

De acordo com Guilherme, a ideia é disponibilizar o game para smartphones. “Estamos fazendo testes para criar uma versão para Android e também pretendemos elaborar cenários com características culturais de outras regiões do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Amazonas”, ressalta.

Monstro do bem

O jogo retrata a história de Toinho, um pescador ribeirinho contaminado com uma substância radioativa que o transforma no monstro pantaneiro. Com a ajuda dos personagens folclóricos, sua meta é derrotar o doutor Leôncio, vilão que realiza experimentos químicos em um barco-laboratório clandestino, provocando a contaminação do Rio Paraguai após um acidente. Durante sua busca, Toinho enfrenta uma série de desafios e adversidades em uma incursão pelo folclore brasileiro.