Fatec Itaquera oferece curso gratuito de pesquisa acadêmica para graduados

Fatec Itaquera Oferece Curso Gratuito De Pesquisa Acadêmica Para Graduados
Com duração de dois semestres, conteúdo do curso contempla todas as fases do processo de pesquisa | Foto: Gastão Guedes

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itaquera, localizada na zona leste da Capital, está com inscrições abertas para a segunda edição do Programa de Iniciação à Pesquisa Acadêmica para Graduados (Pipag), até o dia 25, pela internet. O curso de extensão gratuito é destinado a profissionais graduados (tecnólogos, bacharéis e licenciados) com interesse em adquirir experiência em pesquisa acadêmica.

“O acesso à iniciação científica nos Ensinos Fundamental, Médio e mesmo no Superior, apesar de estar crescendo, ainda é bem restrito. Por isso, muitos egressos de cursos de graduação têm dificuldade para se situar no universo acadêmico”, alerta o coordenador do Pipag, Rodrigo Aragão. “Nosso principal objetivo é facilitar o ingresso dessas pessoas em programas de pós-graduação, além de dar a elas mais autonomia no desenvolvimento de pesquisas.”

Com duração de dois semestres, o conteúdo do curso contempla todas as fases do processo, tais como elaboração de projetos de mestrado e doutorado, redação e publicação de artigos em revistas e eventos acadêmicos, relacionamento com orientadores. As aulas são presenciais e começam em setembro.

No site do programa, os interessados em concorrer a uma das 30 vagas devem preencher o formulário eletrônico e redigir um texto expondo as razões para participação e interesses de pesquisa, entre outras informações.