Fatec Cruzeiro sedia atividades da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

Evento traz ao centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas. Centro Paula Souza vai apresentar ações da instituição relativas a aspectos pedagógicos, tecnologias assistivas e estrutura física

11 de agosto de 2017 10:30 am Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Acessibilidade é parte do cotidiano de alunos de Etecs e Fatecs

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Cruzeiro recebe nesta sexta-feira, 11 de agosto, a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em sua oitava edição, o evento, aberto ao público, traz novamente ao centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas.

Pela primeira vez, o Centro Paula Souza (CPS) participa da Caravana, representado pela assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Alessandra Costa. “É muito importante apresentar às comunidades locais as ações da instituição relativas a aspectos pedagógicos, tecnologias assistivas e estrutura física, para levar uma educação de qualidade aos jovens com os mais variados tipos de limitações”, avalia Alessandra.

Os estudantes com deficiência da própria Fatec e da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. José Sant´Ana de Castro também estarão presentes no evento.

Programação

O tema central deste ano, o papel do Ministério Público e da Defensoria Pública na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, será apresentado por representantes do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Sociais, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP); do Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; e da Prefeitura local, todas no período da manhã. À tarde, haverá debate com estudantes portadores de deficiência.

O objetivo da iniciativa é demonstrar quais são as ações e os mecanismos legais, no âmbito da estrutura do MPSP e da Defensoria, pelos quais a população com deficiência pode encaminhar suas demandas não atendidas.

Ainda em 2017, a Caravana passará pelos municípios de Barretos, Barrinha, Ibiúna, Ipaussu e Piracicaba.

Cultura inclusiva

Nas Etecs e nas Fatecs, a inclusão começa no processo seletivo. Já na ficha de inscrição, o candidato pode solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

Ao ingressar na instituição, o aluno é entrevistado para que sejam definidas as tecnologias assistivas e a metodologia de ensino adequadas. Os professores são constantemente capacitados para atender as necessidades específicas do estudante com deficiência.

Nos últimos cinco anos, foram treinados cerca de 2 mil funcionários em temas como integração, práticas pedagógicas, metodologias de ensino para pessoa com deficiência, tecnologias assistivas, legislação e linguagem de sinais.

A cultura inclusiva também está presente na rotina dos demais alunos da instituição, com seus projetos tecnológicos que anualmente são destaques em feiras de ciência de todo o País. Entre as invenções recentes dos estudantes estão aplicativos de celular para facilitar a vida de deficientes visuais, robô para auxiliar na educação de autistas, moda inclusiva, cadeira de rodas motorizada controlada por movimentos da testa, prótese de baixo custo com componentes mecânicos e eletroeletrônicos.

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania

Local: Fatec Cruzeiro
Avenida Vereador Rogério Mariano, s/nº – Centro
Quando: 11 de agosto, das 9 às 13 horas e das 14 às 16 horas