skip to Main Content

Etecs contribuem com coleta e reciclagem de resíduos em diversas regiões do Estado

Etecs Contribuem Com Coleta E Reciclagem De Resíduos Em Diversas Regiões Do Estado
Crédito: Divulgação | Estudantes da Etec de Santa Fé do Sul recolheram mais de 400 quilos de resíduos

Alunos e professores das unidades do Centro Paula Souza realizam ao longo do ano diversos projetos e atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de aparelhos, contribuir para a preservação ambiental, além de recolher e doar equipamentos de informática a estudantes carentes e instituições beneficentes.

Recentemente, como resultado de gincana em comemoração à Semana do Meio Ambiente, estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Santa Fé do Sul, na região de São José do Rio Preto, recolheram mais de 400 quilos de resíduos, como papel, plástico, vidro, metal e óleo de frituras que iriam poluir e agora terão destinação correta.

A competição Sou resíduo zero desafiou os jovens a reduzir a produção de lixo no ambiente escolar e, ao mesmo tempo, coletar e levar para a unidade o resíduo produzido em casa. Vencia o desafio a equipe que gerasse menos resíduos e coletasse mais materiais. “Mais importante do que o resultado da disputa é o impacto positivo que geramos na comunidade”, comemora o coordenador pedagógico da Etec, Marcos Reis.

ReciclaEtec

Desde 2011, a Etec Antônio Devisate, localizada em Marília, desenvolve um projeto de reciclagem e doação de equipamentos de informática voltado a estudantes carentes e instituições beneficentes. O ReciclaEtec tem como objetivo contribuir com o descarte e a reutilização correta de computadores, caixinhas de som, impressoras entre outros aparelhos, além de proporcionar uma experiência prática aos alunos do curso técnico de Informática da unidade.

Todo o processo de desmonte, verificação de peças, montagem, formatação e instalação de softwares é feito pelos estudantes. “É uma forma de terem um conhecimento mais aprofundado na área de manutenção, podendo realizar assistência técnica a vizinhos e conhecidos e conseguir uma renda extra”, comenta o coordenador do projeto, Fábio Moura.

ReciclaEtec foi um dos vencedores da 9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) na categoria Melhor Projeto em Ação Social do Estado de São Paulo. Ao todo, já foram doados aproximadamente mil computadores.

Toneladas de conscientização

Para auxiliar no descarte correto de aparelhos de TV, por causa do desligamento do sinal analógico na Capital e em 38 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), no final de março, 25 Etecs participaram do projeto Gestão do Lixo Eletrônico Cluster SP, campanha para recolher e dar destinação apropriada ao material. O resultado impressionou: ao todo, foram coletados mais de 10 mil aparelhos, cerca de 240 toneladas, em menos de um mês de campanha – de 17 de março a 8 de abril.

A iniciativa contou com a participação dos diretores e coordenadores das unidades e envolveu aproximadamente 20 mil alunos voluntários, além da integração com as Cooperativas de Catadores Eletrônicos. As seguintes Escolas Técnicas, relacionadas por ordem alfabética de município, aderiram ao projeto: Etecs – de Barueri; Caieiras; Capital (Abdias do Nascimento – Paraisópolis; Irmã Agostina – Capela do Socorro; Profª Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara – Pirituba; Itaquera, Parque Belém, Raposo Tavares e Zona Sul); Carapicuíba; Cotia; Diadema (Juscelino Kubitschek de Oliveira); Ferraz de Vasconcelos; Itaquaquecetuba; Jandira (Prefeito Braz Paschoalin); Mairiporã; Mauá; Mogi das Cruzes (Presidente Vargas); Osasco (Professor André Bogasian e Osasco II);  Santana de Parnaíba (Bartolomeu Bueno da Silva – Anhanguera e Professora Ermelinda Giannini Teixeira); Santo André (Júlio de Mesquita); São Caetano do Sul (Jorge Street); e Suzano.

Etecs contribuem com coleta e reciclagem de resíduos em diversas regiões do Estado

Back To Top