Etec de Rio das Pedras abre inscrição para curso de inseminação em bovinos

Conteúdo aborda aspectos teóricos da atividade, como controle zootécnico, além de possibilitar prática do procedimento em animais vivos. Capacitação é voltada a estudantes da unidade, produtores e trabalhadores rurais

25 de agosto de 2017 9:00 am Etec

Inscrições devem ser feitas até 1º de setembro na secretaria da unidade, por telefone ou por e-mail | Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a sexta turma do curso gratuito de Inseminação Artificial em Bovinos, oferecido pela Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. José Coury, de Rio das Pedras, localizada na Região de Campinas. A inscrição deve ser feita até 1º de setembro na secretaria da unidade, pelo telefone (19) 3493-2244 ou pelo e-mail ricardo.lima74@etec.sp.gov.br. A capacitação é voltada a estudantes do curso técnico de Agropecuária integrado ao Ensino Médio da unidade, produtores e trabalhadores rurais.

As aulas ocorrem entre 13 e 15 de setembro. Nesse período, os alunos têm acesso a aspectos teóricos da atividade, como conceitos de inseminação, anatomia do aparelho reprodutivo de fêmeas, identificação de cio, manejo de botijão e controle zootécnico. Mas é a possibilidade de praticar o procedimento em animais vivos que tem atraído estudantes e profissionais da região.

“Temos cadastrado contatos de alunos de Veterinária e produtores interessados no curso de diversas cidades, como Americana, Indaiatuba, Jaú, Piracicaba e Santa Bárbara D’Oeste, por exemplo”, afirma o coordenador do curso técnico de Agropecuária integrado ao Ensino Médio, Henrique Barbosa.

Parceria

O curso de Inseminação Artificial em Bovinos é realizado em parceria com a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) e com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) do Estado de São Paulo. O frigorífico Frigoterra é responsável pelo fornecimento gratuito das peças do aparelho reprodutivo para treinamento prático antes da inseminação em animais vivos.

Desde 2015, foram capacitadas 67 pessoas, sendo 30 alunos da Etec e 37 produtores rurais.

Curso de Inseminação Artificial em Bovinos
Local da inscrição: