Etec de Pirassununga cria sistema para controlar saída de água do chuveiro

Dois professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Tenente Aviador Gustavo Klug, em Pirassununga, desenvolveram um sistema que permite economizar cerca de 50 litros de água a cada banho. O projeto Economic Shower utiliza um sensor […]

26 de julho de 2016 5:38 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Projeto Economic Shower permite poupar 50 litros de água a cada banho

Dois professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Tenente Aviador Gustavo Klug, em Pirassununga, desenvolveram um sistema que permite economizar cerca de 50 litros de água a cada banho. O projeto Economic Shower utiliza um sensor que, acoplado ao chuveiro, interrompe a saída de água quando alguém se afasta da ducha para se ensaboar. Assim que o sensor detecta o retorno da pessoa para debaixo do chuveiro, a água volta a cair. O diretor da Etec e um dos autores do trabalho, Luiz Arthur Malta Pereira, explica que o objetivo é reduzir o desperdício de água por meio de um equipamento simples e econômico.

“Há uma grande perda de água durante o banho quando não se fecha o registro ao usar o sabonete. Estima-se um desperdício de 35% a 40%. Por isso, pensamos em criar um sistema automático, rápido e barato que possa ser utilizado em qualquer chuveiro”, diz Pereira, que é formado em Engenharia Mecatrô-nica pela Universidade Paulista (Unip), com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).

O equipamento é formado por uma placa eletrônica de controle, um sensor de presença e uma válvula solenoide para abertura e fechamento do fluxo de água. O uso do sistema desenvolvido pelos professores em um grande complexo, como um parque aquático, por exemplo, pode gerar uma economia de 50 mil litros de água por dia, a cada mil visitantes.

Segundo os estudos do diretor e do professor de Informática Vitor Firmino, o custo de um chuveiro comum com o sistema criado pela Etec seria de R$ 50, caso produzido em larga escala. Já um chuveiro elétrico com regulagem de temperatura poderia ser vendido a R$ 150, incluindo o equipamento de economia de água. “A próxima etapa do projeto é experimentar a criação de chuveiros com o sistema acoplado e testar a instalação a fim de aprimorar o equipamento”, adianta Pereira.

O projeto Economic Shower foi um dos 15 finalistas do 3º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. Assista ao vídeo que demonstra o funcionamento do sistema.