skip to Main Content

Etec de Pirassununga cria sistema para controlar saída de água do chuveiro

Etec De Pirassununga Cria Sistema Para Controlar Saída De água Do Chuveiro
Crédito: Divulgação | Projeto Economic Shower permite poupar 50 litros de água a cada banho

Dois professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Tenente Aviador Gustavo Klug, em Pirassununga, desenvolveram um sistema que permite economizar cerca de 50 litros de água a cada banho. O projeto Economic Shower utiliza um sensor que, acoplado ao chuveiro, interrompe a saída de água quando alguém se afasta da ducha para se ensaboar. Assim que o sensor detecta o retorno da pessoa para debaixo do chuveiro, a água volta a cair. O diretor da Etec e um dos autores do trabalho, Luiz Arthur Malta Pereira, explica que o objetivo é reduzir o desperdício de água por meio de um equipamento simples e econômico.

“Há uma grande perda de água durante o banho quando não se fecha o registro ao usar o sabonete. Estima-se um desperdício de 35% a 40%. Por isso, pensamos em criar um sistema automático, rápido e barato que possa ser utilizado em qualquer chuveiro”, diz Pereira, que é formado em Engenharia Mecatrô-nica pela Universidade Paulista (Unip), com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).

O equipamento é formado por uma placa eletrônica de controle, um sensor de presença e uma válvula solenoide para abertura e fechamento do fluxo de água. O uso do sistema desenvolvido pelos professores em um grande complexo, como um parque aquático, por exemplo, pode gerar uma economia de 50 mil litros de água por dia, a cada mil visitantes.

Segundo os estudos do diretor e do professor de Informática Vitor Firmino, o custo de um chuveiro comum com o sistema criado pela Etec seria de R$ 50, caso produzido em larga escala. Já um chuveiro elétrico com regulagem de temperatura poderia ser vendido a R$ 150, incluindo o equipamento de economia de água. “A próxima etapa do projeto é experimentar a criação de chuveiros com o sistema acoplado e testar a instalação a fim de aprimorar o equipamento”, adianta Pereira.

O projeto Economic Shower foi um dos 15 finalistas do 3º Desafio Inova Paula Souza de Ideias e Negócios. Assista ao vídeo que demonstra o funcionamento do sistema.

Back To Top