Etec Benedito Storani, de Jundiaí, sedia seminário com profissionais do agronegócio

Palestras abordam diversas técnicas e inovações relativas ao cultivo protegido de frutas e plantas, entre outros produtos. Gratuito e aberto ao público, o evento ocorre nesta sexta-feira, 28 de julho, Dia do Agricultor

27 de julho de 2017 10:00 am Institucional

Crédito: Divulgação | Alunos de Agropecuária da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, em aula prática de cultivo de vinhedo

Nesta sexta-feira, 28 de julho, Dia do Agricultor, a Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, de Jundiaí, vai sediar o seminário Inovações para o Cultivo Protegido, que terá palestras com profissionais do agronegócio. O evento está entre as atividades de encerramento da Semana do Agricultor, promovida pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (Ugaat) do município. O encontro é gratuito e aberto ao público.

Famosa pela produção de uva, principalmente da variedade niagara rosada, Jundiaí conta também com aproximadamente 1,5 mil propriedades rurais que se destacam por uma produção diversificada, que contempla outras frutas, como o caqui, hortaliças, verduras e tubérculos, sejam cultivados de maneira convencional ou orgânica. Além disso, a cidade vive um crescente movimento de agricultura urbana em quintais, jardins e cultivos verticais.

“Neste cenário, nosso curso técnico de Agropecuária é fundamental para formar profissionais capazes de planejar, executar e gerenciar as diversas etapas e atividades do setor”, avalia o coordenador do curso, João Lopes. “O contato com empreendedores e profissionais estabelecidos no mercado é importante para que nossos alunos e professores se mantenham atualizados.”

Palestras

Cultivo protegido é aquele feito em estufas e outros ambientes que evitam que as plantas sofram com ações climáticas como excesso de chuva e granizo, além de minimizar o ataque de insetos e doenças. As três palestras programadas para esta sexta-feira abordam temas estratégicos para aprimorar essa técnica, com o objetivo de atualizar, diversificar e expandir o agronegócio local.

A primeira será sobre aquaponia, sistema de cultivo que une piscicultura e hidroponia, aliando a criação de peixes à produção de plantas com raízes submersas. Em seguida, o assunto é a adubação por meio de fertilizantes foliares, processo de aplicação de nutrientes minerais na folha vegetal com o objetivo de agredir menos o solo e gerar um produto de qualidade superior e maior valor agregado. A última palestra vai explicar o manejo integrado e o controle biológico de pragas nas diversas modalidades de lavoura.

Serviço

Encontro técnico da Semana do Agricultor
Local:
 Etec Benedito Storani, em Jundiaí
Avenida Antonio Pincinato, 4.355 – Recanto IV Centenário
Quando: 28 de julho, das 8h30 às 11h45

Compartilhe


Veja também