Cresce número de revistas científicas nas Fatecs para fortalecer a produção acadêmica

Atualizado em 24/04/2018 – Entre as 71 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), 35 já possuem revistas científicas próprias, publicações que conectam os estudantes com o ambiente científico e facilitam a divulgação da produção acadêmica das unidades. […]

20 de junho de 2017 4:49 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Fatecs já contam com 35 revistas científicas próprias. Confira as publicações de cada unidade

Atualizado em 24/04/2018 – Entre as 71 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), 35 já possuem revistas científicas próprias, publicações que conectam os estudantes com o ambiente científico e facilitam a divulgação da produção acadêmica das unidades. Outras 18 faculdades estudam desenvolver seus veículos até o final do ano.

A maioria das revistas foi criada nos últimos três anos, o que demonstra uma preocupação recente e crescente das Fatecs em fortalecer o trabalho científico e sua ponte com a sociedade. Do total de publicações, 18 já integram o Qualis, sistema de classificação de periódicos nacionais e internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação.

“A revista científica é a maneira mais rápida de veicular um estudo e alcançar o seu público-alvo”, explica o presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Rui Seabra. “Na Abec, verificamos um maior número de periódicos brasileiros indexados internacionalmente. No entanto, os editores devem ser sempre criteriosos quanto à qualidade dos artigos publicados e éticos na conduta da política editorial”, diz.

Além de tornarem pública a produção científica, as revistas funcionam como porta de entrada para novos pesquisadores. É por meio delas que os estudantes entram em contato com técnicas de redação científica, se aprofundam nesse tipo de literatura e se aproximam do conhecimento prático desenvolvido nos laboratórios.  Esse “treinamento científico” contribui ainda para a maior competitividade dos estudantes na disputa por cursos e bolsas de pós-graduação.

Alunos e professores

Na Fatec Jundiaí, a Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura (RETC), em versão exclusivamente eletrônica, é uma publicação trimestral, que surgiu em 2009. Inicialmente, era voltada apenas a alunos e professores da faculdade. Com o tempo, foi se diversificando e atualmente recebe artigos de diversas Fatecs e de outras instituições de ensino.

De acordo com Sueli Batista, editora-gerente da RETC, anualmente, são publicados, em média, entre 30 e 40 artigos por edição. “Consideramos a revista científica um projeto permanente de extensão. A publicação recebe e divulga trabalhos produzidos em outras instituições, contribuindo para que a educação profissional e tecnológica esteja presente na cena acadêmica brasileira”, ressalta.

Outra revista que tem por objetivo expandir as atividades de pesquisa desenvolvidas na unidade é a da Fatec Itu. O número zero da V@rvItu – Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura foi divulgado em junho de 2012. A cada edição digital, dez artigos inéditos são publicados.

Segundo o editor da publicação, Laerte Fedrigo, a revista tem como princípio difundir ideias que favoreçam a reflexão sobre o papel da ciência e da tecnologia. “É por meio desse canal que a sociedade toma conhecimento de um trabalho de pesquisa, evidenciando o que esses resultados representam para a coletividade e como são percebidos no espaço em que vivemos”, diz.

Para o ex-aluno do curso superior tecnológico de Eventos da Fatec Jundiaí, Rodrigo Emerick, autor do artigo Qualidade de vida que a prática esportiva e/ou atividade física traz por meio de um evento, a publicação traz benefícios para os estudantes. “Cria credibilidade para a instituição e incentiva o aluno a produzir conteúdo”, afirma.

Mas a autoria dos artigos das publicações das Fatecs não fica restrita aos alunos. Os professores também podem colaborar. “É importante que as faculdades e programas de pós-graduação mantenham publicações periódicas para divulgação de suas posições no meio acadêmico, que comporta diversidades ideológicas, tanto de discentes como de docentes”, afirma o professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) Antônio de Moraes. Ele publicou uma análise sobre a concepção do Estado na perspectiva da Economia Política Clássica na quinta edição da revista V@rvitu.

Em alguns casos, alunos e professores colaboram no mesmo artigo. É o caso do texto O desenvolvimento de jogos eletrônicos como estratégia da economia criativa, escrito pelo aluno de Gestão da Tecnologia da Informação Augusto Vasto e pela professora de Contabilidade Ruth dos Santos, ambos da Fatec Itu. Segundo ela, o aprofundamento de novos horizontes, assim como a manutenção da ciência como tema recorrente na instituição são os principais benefícios das revistas científicas. O artigo será publicado na próxima edição da revista V@rvitu.

Mais pesquisadores

O movimento nas Fatecs reflete uma tendência nacional. O número de pesquisadores no Brasil aumentou 11%, em 2016 em relação à 2014, segundo o Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPNq).

O cenário brasileiro é visto com otimismo por Seabra, da Abec. “As revistas brasileiras têm melhorado nos últimos anos. Os editores procuram aperfeiçoar a qualidade dos artigos investindo em sistemas eletrônicos de submissão, na tradução para o inglês, na internacionalização de seu corpo editorial e no time de revisores, entre outras ações”, explica.

O Brasil é o país que mais publicou artigos na América Latina entre 1996 e 2015, segundo o Scimago & Country Journal Rank, um site agregador de publicações científicas. No ranking global, que é liderado pelos Estados Unidos, o País ocupa a 15ª posição. Apesar disso, ainda há muito a ser feito. As agências de fomento encorajam os pesquisadores a publicar seus melhores artigos em revistas internacionais.

Avaliação da Capes

A Capes disponibiliza um acervo com mais de 38 mil publicações internacionais e nacionais para instituições de ensino e pesquisadores. De acordo com a diretora de avaliação da instituição, Rita Barradas Barata, é preciso buscar temas pertinentes. “A publicação tem que ser uma contribuição científica relevante, resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido”, afirma. “Muitos alunos se interessam pela iniciação científica, mesmo que depois não queiram seguir uma carreira acadêmica. A formação científica é relevante tanto em um caso como no outro.”

Plataforma Sucupira também é uma maneira de buscar as publicações com avaliação pela Capes. É possível realizar um filtro com período, área de avaliação, o ISSN (International Standard Serial Number) — sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas —, o título e a classificação.

“Ter seus artigos analisados por outros pesquisadores, manter a qualidade, a periodicidade e uma boa avaliação são desafios constantes. A Capes tem avaliado os periódicos a partir de sua vinculação e aproximação com programas de pós-graduação. Isso faz com que as revistas científicas procurem se verticalizar e se externalizar, buscando autores e leitores de graduação e de pós-graduação”, conta Sueli.

Revistas Científicas das Fatecs

O Qualis do Capes, disponibiliza uma lista com a classificação de periódicos científicos em estratos A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, sendo A1 o nível mais elevado e C o mais baixo

Fatec Publicação Periodicidade Classificação Artigos Escritos por Link
Americana Revista Tecnológica
da Fatec Americana
Semestral Não foi avaliada Professores, alunos e comunidade acadêmica externa Link
Barueri Simpósio de Comércio
Exterior
Anual Não foi avaliada Professores e alunos indicados pelos orientadores Link
Bauru Rehutec –
Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura
Anual Comunicação e Informação C
Educação B5
Filosofia C
Interdisciplinar B5
Linguística e Literatura C Sociologia B5
Professores Link
Botucatu Tekhne
e Logos
Quadrimestral Administração Pública E De Empresas, Ciências Contábeis E Turismo B4
Biotecnologia B5
Ciências Agrárias I B5
Engenharias III B5
Interdisciplinar B3
Professores, alunos e comunidade acadêmica externa Link
Carapicuíba Revista de Logística
da Fatec Carapicuíba
Semestral Administração Pública E De Empresas, Ciências Contábeis E Turismo B4
Educação C
Engenharias I B5
Engenharias III B5
Psicologia B5
Alunos e autores de outras faculdades Link
Catanduva Olhar
Tecnológico
Anual Comunicação e Informação C Professores e TCC’s de alunos indicados pela banca Link
Garça Ef@tec Anual Não foi avaliada Alunos, professores e comunidade acadêmica externa Link
Guara
tinguetá
Revista
Científica
On-line: Tecnologia,
Gestão e Humanismo
Semestral Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4
Ciência dos Alimentos C
Ciências agrárias I B5
Educação B5
Interdisciplinar B4
Engenharia III B5
Planejamento Urbano e Regional / Demografia C
Linguística e Literatura C
Alunos, professores e outros IES Link
Guarulhos Revista Fatec Guarulhos:
Gestão,
Tecnologia & Inovação
Semestral Engenharias III B5 Alunos com orientação dos professores e comunidade acadêmica externa Link
Indaiatuba Reverte –
Revista de
Estudos e Reflexões Tecnológicas
da Faculdade
de Indaiatuba
Anual Engenharias III B5
Engenharias IV C
Interdisciplinar B5
Linguística e Literatura C
Professores e comunidade acadêmica externa Link
Itapetininga Perspectiva
em Educação, Gestão & Tecnologia
Semestral Não foi avaliada Alunos, professores e comunidade acadêmica externa Link
Itaqua
quecetuba
Regit – Revista
de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia
Semestral Arquitetura, Urbanismo e Design B5
Artes B4
Comunicação e Informação B5
Economia B5
Educação B5
História B4
Interdisciplinar B4
Pós-Graduados Link
Itu V@rvItu –
Revista de
Ciência,
Tecnologia e Cultura da
Fatec Itu
Anual Economia B5
Educação C
Interdisciplinar B3
Letras/Linguística C
Planejamento Urbano e Regional/Demografia B5
Alunos com orientação dos professores e comunidade acadêmica externa Link
Jaboticabal Ciência & Tecnologia:
Fatec-JB
Anual Biodiversidade C
Biotecnologia C
Ciências Agrárias I B5
Ciências Ambientais B5
Ciências Biológicas I C
Engenharias I B5
Engenharias II B5
Interdisciplinar B5
Medicina Veterinária B5
Química C
Zootecnia/Recursos Pesqueiros C
Alunos, professores e funcionários Link
Jacareí Geohídrica Semestral Não foi avaliada Alunos e professores Link
Jahu Fatecnológica Anual Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4
Economia B5
Engenharias I B4
Engenharias IV B5
Linguística e Literatura B5
Alunos com orientação dos professores Link
Jales Reagro – Revista Eletrônica de Agronegócio Semestral Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4
Ciências Agrárias I B5
Economia B5
Interdisciplinar B5
Alunos com orientação dos professores Link
Jundiaí RETC – Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura Semestral Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4
Ciências Ambientais B4
Engenharias III B5
Ensino B2
Letras / Linguística B5
Alunos orientados por professores, pesquisadors e comunidade acadêmica externa Link
Lins Revista de Ciência e Tecnologia – Fatec Lins Semestral Não foi avaliada Alunos orientados por professores, pesquisadors e comunidade acadêmica externa Link
Marília Alimentus Anual Ciências Agrárias I B5
Educação B3
Alunos e professores Link
Mogi das
Cruzes
Anima Terra Semestral Não foi avaliada Professores, alunos com ajuda de um orientador e comunidade acadêmica externa Link
Osasco Remipe
(Revista
de Micro e Pequenas
Empresas e Empreende-
dorismo)
Semestral Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B3
Comunicação e Informação B5
Economia B5
Alunos, professores e comunidade acadêmica externa Link
Ourinhos Retec – Revista de Tecnologia Semestral Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4
Engenharias III B5
Interdisciplinar B5
Materiais B5
Alunos, professores e comunidade acadêmica externa Link
Piracicaba Bioenergia em Revista: Diálogos Semestral Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4
Ciências Agrárias I B5
Ciências Ambientais B5
Engenharias II B5
Engenharias III B4
Interdisciplinar B4
Alunos (após defesa do TCC), pesquisadores e professores Link
Praia Grande Processando o Saber Anual Não foi avaliada Professores e alunos indicados pelos orientadores Link
Presidente Prudente Alomorfia Semestral Não foi avaliada Alunos com orientação dos professores Link
São Bernardo Saber & Ciência Semestral Não foi avaliada Alunos e professores Link
São Caetano
do Sul
FaSCi-Tech Semestral Engenharias III C
Interdisciplinar B4
Linguística e Literatura B2
Alunos, professores e outros IES Link
São Paulo Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo Semestral Astronomia / Física C
Ciência Da Computação C
Ciências Agrárias I B5
Engenharias II B5
Engenharias IV B5
Interdisciplinar B4
Materiais B5
Professores e alunos indicados pelos orientadores Link
Sebrae Fatec Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios Semestral Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4
Interdisciplinar B4
Alunos Link
Sertãozinho Academus Semestral Não foi avaliada Alunos e professores Link
Taquaritinga Interface Tecnológica Semestral Ciências Ambientais B5
Engenharias I B5
Alunos e professores Link
Tatuapé InSIET Semestral Não foi avaliada Autores de modo geral, incluindo alunos Link
Tatuí Sapere Anual Não foi avaliada Alunos e outras instituições Link
Zona Sul Refas – Revista da Fatec Zona Sul Quadrimestral Administração Pública e De Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B3
Interdisciplinar B4
Professores, alunos com ajuda de um orientador e comunidade acadêmica externa Link
Cesu Revista CBTecLE Semestral Não foi avaliada Professores, pesquisadores e comunidade acadêmica externa Link
Geead Revista Doctrina Semestral Não foi avaliada Professores, pesquisadores e comunidade acadêmica externa Link

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