Centro Paula Souza promove 3º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico

Nos dias 10 e 11 de agosto, o Centro Paula Souza promoveu seu 3º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec). O evento foi realizado na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, no […]

10 de agosto de 2016 3:23 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Na abertura do encontro, o vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, ressaltou importância da busca pelo aprimoramento constante

Nos dias 10 e 11 de agosto, o Centro Paula Souza promoveu seu 3º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec). O evento foi realizado na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, no bairro Campos Elíseos, na Capital. O encontro deste ano teve como tema o trabalho e a educação técnica e tecnológica no mundo contemporâneo, convidando os profissionais a refletirem sobre o papel da educação profissional no mercado de trabalho atual, marcado por fluidez e mudanças constantes.

Com o objetivo de permitir a divulgação e o debate de estudos, práticas e reflexões dos professores e gestores das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Fatecs, o simpósio incluiu palestras e apresentação de artigos. A programação foi encerrada com o tema mundo do trabalho e educação profissional, com Ladislau Dowbor, professor de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Troca de experiências

No primeiro dia, durante a abertura do simpósio, o vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, ressaltou o dinamismo da instituição na busca pelo constante aprimoramento. “Quando o assunto é educação voltada ao mundo do trabalho, devemos pensar além das nossas quatro paredes.
O modo de produção muda a cada momento. Nosso trabalho precisa ser permanentemente adaptado
para acompanhar este contexto”, afirmou.

O público pôde conferir ainda palestra do economista e demógrafo Haroldo da Gama Torres, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), sobre o impacto da educação profissional: estudos e indicadores, além de projetos inovadores de professores do CPS.

Os artigos trataram de cinco linhas temáticas: qualificação e desenvolvimento regional: arranjos produtivos locais e educação profissional; educação profissional, acesso e inclusão; o lugar do profissional e o mundo do trabalho; avaliação e certificação de competências; e análise de indicadores e impacto qualitativo da educação profissional. Além disso, 20 pôsteres exibiram trabalhos de professores das Etecs e Fatecs.

Clique aqui para conferir a programação

Compartilhe


Veja também