Alunos de cursos voltados ao Agronegócio das Etecs e Fatecs visitam Agrishow, em Ribeirão Preto

Considerado uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, o evento apresenta tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio, entre os dias 1º e 5 de maio. Além de se aproximarem da realidade do mercado no qual vão atuar, futuros técnicos e tecnólogos estabelecem contato com potenciais empregadores ou parceiros

28 de abril de 2017 10:00 am Institucional

Crédito: Agrishow Oficial | Feira reúne mais de 800 expositores, entre fabricantes e distribuidores de máquinas, implementos agrícolas e outros

Estudantes de cursos técnicos e superiores tecnológicos votados ao agronegócio das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais vão à Agrishow, considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina. O evento, que ocorre entre os dias 1º e 5 de maio, em Ribeirão Preto, cidade localizada no nordeste do Estado de São Paulo, apresenta tendências e inovações tecnológicas para o setor.

Diversas unidades do Centro Paula Souza confirmaram presença na feira, entre elas as Etecs Prof. Luiz Pires Barbosa (Cândido Mota), Pref. José Esteves (Cerqueira César), Prof. Carmelino Corrêa Junior (Franca), Dr. José Luiz Viana Coutinho (Jales), João Jorge Geraissate (Penápolis), Orlando Quagliato (Santa Cruz do Rio Pardo), Dona Sebastiana de Barros (São Manuel), e as Fatecs Itapetininga, Jaboticabal, Jales, Ourinhos, Pompeia, São José do Rio Preto e Taquaritinga.

“É um evento diretamente relacionado à formação do tecnólogo em Mecanização em Agricultura de Precisão e em Big Data no Agronegócio”, diz Carlos Otoboni, diretor da Fatec Pompeia, que oferece os dois cursos. “Algumas das novidades que esperamos encontrar neste ano são a portabilidade de monitores de máquinas em sistemas operacionais como Android e IOS, avanços nas plataformas de drones e novos softwares para a agricultura de precisão”.

Contatos e parcerias

Além de se atualizarem sobre a evolução tecnológica do setor, novos produtos e equipamentos, um dos principais benefícios da visita dos alunos à Agrishow é a possibilidade de estabelecer contato com empresários e profissionais, potenciais empregadores ou parceiros dos futuros técnicos e tecnólogos.

“A feira já faz parte do nosso calendário acadêmico, não apenas para alunos de Agronegócio”, explica Luciana Muzatti, diretora da Fatec Taquaritinga, que também oferece os cursos superiores tecnológicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Gestão Empresarial – EaD, Produção Industrial e Sistemas para Internet. “A participação dos demais cursos é importante para os estudantes, uma vez que o setor é muito abrangente. Alguns dos nossos alunos de ADS, por exemplo, desenvolvem um sistema de tecnologia embarcada para tratores em parceria com a Massey Ferguson.”

Na Etec de Cerqueira César, os alunos do terceiro módulo dos cursos técnicos de Agroindústria, Agronegócio e Agropecuária têm a missão de entrevistar expositores da Agrishow cuja empresa, serviço ou produto esteja ligado ao tema do respectivo trabalho de conclusão de curso. “Tentamos aproximar conteúdo acadêmico e mercado”, afirma o coordenador de Agropecuária integrado ao Ensino Médio Henrique Picanço. “As soluções apresentadas no evento são o que existe de mais moderno em termos de insumos e maquinário. Desta forma, os estudantes conseguem deixar os projetos de pesquisa atuais, de acordo com a realidade do setor, e começam a criar contatos que podem gerar oportunidades de estágios ou emprego.”

A feira

A Agrishow ocorre em um espaço de 440 mil metros quadrados, para um público formado, em sua maioria, por produtores rurais de todo o território nacional e do exterior. De acordo com a organização do evento, nesta edição serão mais de 800 expositores, entre fabricantes e distribuidores de máquinas, implementos agrícolas, sistemas de irrigação, acessórios, peças e outros.

Serviço
Agrishow
Local: Rodovia Antonio Duarte Nogueira, Km 321
Data: 1º a 5 de maio
Horário: das 8 às 18 horas

Compartilhe


Veja também