Alunos da Etec de Itatiba disputam pela primeira vez o F1 in Schools

Será realizada neste domingo, dia 4, na Universidade Anhembi Morumbi, na Capital, a final nacional do F1 in Schools, uma iniciativa da Fórmula 1 para encontrar e lapidar engenheiros e empreendedores da próxima geração. A novidade deste ano fica […]

2 de junho de 2017 11:40 am Institucional

Crédito: Divulgação | Equipe Herme’s Warriors será a primeira participante de uma escola pública no Brasil

Será realizada neste domingo, dia 4, na Universidade Anhembi Morumbi, na Capital, a final nacional do F1 in Schools, uma iniciativa da Fórmula 1 para encontrar e lapidar engenheiros e empreendedores da próxima geração. A novidade deste ano fica por conta da Escola Técnica Estadual (Etec) Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, a primeira escola pública a participar do evento no Brasil.

Criada há mais de dez anos no Reino Unido, a competição foi disputada como experiência no Brasil em 2014, mas apenas neste ano será realizada oficialmente. O projeto envolve 40 países e aproximadamente 20 milhões de estudantes ao redor do mundo. Podem participar da corrida alunos com idade entre 9 e 19 anos.

Os objetivos do torneio são muitos. Confeccionar uma miniatura de um carro de Fórmula 1 movido a ar comprimido, buscar patrocinadores e administrar uma “microempresa” são alguns deles. O time com a melhor pontuação geral, somados todos os critérios analisados e o tempo final na corrida com as miniaturas, irá representar o Brasil na final mundial, em novembro, em Singapura.
Mitologia

A ideia de formar a equipe da Etec, a Herme’s Warriors, partiu do diretor Cristiano de Oliveira, que pediu para que os coordenadores dos cursos e professores selecionassem os alunos. A origem do nome do time é a figura mitológica Hermes, o mensageiro dos deuses, conhecido por sua velocidade e criatividade para lidar com problemas.

O time é composto por seis alunos: Giovanny Maioli (gerente de projeto), Guilherme Sodré (assessor de relações públicas), Vinícius Santos (gerente de software), Lucas Minutti (engenheiro de produção), Laryssa Frenhan (gerente de marketing) e Matheus Luiz (projetista mecânico). Os integrantes estudam em cursos técnicos Administração, Eletrônica e Informática integrados ao Ensino Médio, entre outros.

A organização do F1 in Schools incentiva os alunos a praticarem ações sociais. Em março, o grupo visitou o Asilo São Vicente de Paulo, de Itatiba. “Foi uma experiência emocionante. Nenhum integrante da equipe tinha feito algo assim antes. Muitas lições foram aprendidas com as histórias que ouvimos e com a forma pela qual os pacientes nos receberam”, afirma Guilherme Sodré.

Para mais informações sobre a Herme’s Warriors, a equipe possui site oficial e contas no FacebookTwitter e Instagram.

Compartilhe


Veja também