Estudante da Etec de Taubaté ganha bolsa para estudar nos Estados Unidos

Programa que resulta da parceria entre a AFS Intercultura Brasil e o Instituto Onda Doce oferece aos jovens a chance de fazer um ano do Ensino Médio em instituição americana

7 de agosto de 2017 10:00 am Institucional

Gabriel Amorim, estudante do terceiro módulo do curso técnico de Informática para Internet integrado ao Médio, da Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, de Taubaté, ganhou uma bolsa de intercâmbio para cursar um ano do Ensino Médio em uma escola dos Estados Unidos.

A chance de estudo surgiu pelo programa do qual o estudante participa, que resulta da parceria entre a AFS Intercultura Brasil, organização voluntária internacional de intercâmbio sem fins lucrativos, e o Instituto Onda Doce. Além de Gabriel, outros dois estudantes dos municípios de Santos (SP) e Paranavaí (PR) foram selecionados para a viagem. Os bolsistas embarcarão ainda em agosto.

A bolsa de Gabriel inclui livros escolares, mala de viagem, hospedagem em casa de família voluntária, passagens de ida e volta, transporte da casa até a escola, mesada de 120 dólares mensais durante o programa, despesas para emissão de passaporte, despachantes, vacinas obrigatórias e até uniforme escolar quando necessário.

“Além de ter a chance de aprender a falar e pensar em outra língua, o intercambista irá vivenciar situações que mudarão sua maneira de enxergar o mundo. A experiência de viver num país estrangeiro traz um imenso crescimento pessoal”, afirma a presidente do AFS Intercultura Brasil, Olga Leite.

Seleção para 2018

A entrega do certificado de Gabriel foi feita no dia 28 de julho, na Etec. Na ocasião, os patrocinadores anunciaram que o programa de bolsas será realizado novamente em 2018.

O estudante que quiser participar da seleção precisa ter entre 15 e 18 anos, residir nos municípios de Taubaté, Santos ou Paranavaí, ter renda familiar de até seis salários mínimos, estar cursando o primeiro ou segundo ano do Ensino Médio, ter alto desempenho acadêmico (acima de 80%), capacidade de liderança e nível de inglês a partir do intermediário. As datas de inscrição ainda serão divulgadas no site.

O processo é feito em quatro etapas e inclui testes e entrevistas. Tudo começa pela inscrição no site da organização. Na segunda fase, os candidatos preenchem os requisitos, enviando documentos que comprovem a veracidade das informações.

Na terceira etapa, há uma seleção presencial, na qual é aplicado um teste de proficiência de inglês e são feitas dinâmicas e entrevista. Por último, as famílias dos finalistas são entrevistadas por voluntários do AFS.

Compartilhe


Veja também