Rodrigo Garcia inaugura sede da Etec de Teodoro Sampaio

Escola Técnica Professora Nair Luccas Ribeiro está instalada em um terreno de 14 mil metros quadrados; também foi autorizada ampliação e reforma da unidade de Presidente Venceslau

28 de agosto de 2021 3:33 pm Etec, Institucional

Descerramento da placa da nova sede foi feito por Rodrigo Garcia na manhã deste sábado (28) | Foto: Divulgação

Com informações da Secretaria de Comunicação (Secom)

O Vice-Governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, realizou neste sábado (28) uma série de entregas na região de Presidente Prudente. A agenda de Garcia incluiu, entre outros compromissos, a inauguração da nova sede da Escola Técnica Estadual (Etec) Professora Nair Luccas Ribeiro, em Teodoro Sampaio, e o anúncio da autorização para reforma e ampliação da Etec Prof. Milton Gazzetti, de Presidente Venceslau. “Inauguramos obras e fizemos anúncios importantes, que contribuem para o desenvolvimento dos municípios e do estado de São Paulo. Agora é momento de investir para que São Paulo continue sendo a locomotiva do país. São Paulo é o primeiro estado que começou a vacinar, o primeiro que está concluindo a vacinação e é o primeiro estado que apoia a retomada econômica”, disse.

A cerimônia de descerramento da placa do novo prédio da Etec de Teodoro Sampaio contou com as presenças dos secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; da Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges; da secretária executiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marina Bragante; da prefeita, Jandira Sampaio Gutierrez e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá.

Laura ressaltou que a nova sede é mais do que instalações bonitas. “Estamos realizando um grande desejo da comunidade que sonhava com ambientes de aprendizagem mais modernos e adequados às práticas e metodologias docentes”. Para a educadora, a infraestrutura faz muita diferença no processo educacional. “Hoje, estamos garantindo melhores condições de educação e de aprendizagem para nossos alunos e professores”, finaliza.

Construída com recursos do Governo do Estado e do Programa Brasil Profissionalizado pelo convênio com o Ministério da Educação, o valor total da obra é de mais de R$ 15 milhões.

O terreno doado pela prefeitura tem área de mais de 14 mil metros quadrados. Os mais de 5 mil metros quadrados de área construída estão divididos em dois pavimentos, com 10 laboratórios (2 de informática, 1 de microbiologia, 1 de ciências, 1 de produtos não alimentícios, 3 de processamento de produtos e 2 para atividades de multiuso), auditório com capacidade para 190 pessoas, 9 salas administrativas e quadra poliesportiva, entre outros ambientes.

A unidade oferece cursos técnicos de Administração, Agroindústria, Agronegócio, Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, Marketing, Recursos Humanos, no Ensino Médio Regular e no Ensino Médio com ênfase em Linguagem, Ciências Humanas e Sociais.

O município conta também com a oferta do Ensino Técnico, Integrado e do Novotec Integrado em duas classes descentralizadas, pela parceria com a Prefeitura e com a Secretaria de Educação do Estado.

Teodoro Sampaio integra a região administrativa de Presidente Prudente que conta com 9 Etecs e 2 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Presidente Venceslau

Também neste sábado (28), o Vice-Governador participou de evento em Presidente Venceslau, que incluiu a assinatura da autorização para ampliação e reforma da Etec Prof. Milton Gazzetti.

O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 5 milhões nas obras que contemplam a construção de uma quadra poliesportiva coberta, reforma das instalações elétricas e hidráulicas, colocação de metais e equipamentos, ampliação do refeitório e troca de toda a cobertura da escola.

Para acessibilidade, será instalado um elevador, plataforma elevatória, além da adaptação dos vestiários, sanitários e escadarias internas

A Etec tem 588 alunos matriculados nos cursos técnicos de Agronegócio, Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio, Marketing, Recursos Humanos, no Ensino Médio Regular e no Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde. A unidade oferece ainda o Ensino Médio com Habilitação Técnica em Administração e em Agropecuária (Novotec Integrado).