Vestibulinho: prepare-se para fazer a prova com tranquilidade

O exame para o processo seletivo das Etecs do segundo semestre será realizado no próximo domingo (3), a partir das 13h30 e terá quatro horas de duração; a divulgação do gabarito sai no dia 7 de julho

29 de junho de 2022 8:48 am Etec

Locais do exame para ingresso nas Escolas Técnicas serão divulgados nesta quinta-feira (30) | Foto: Gastão Guedes

Faltam quatro dias para o exame do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). É hora de respirar fundo, manter a calma e revisar as instruções para fazer a prova com tranquilidade e sem imprevistos. Os testes para o Vestibulinho do segundo semestre serão realizados no próximo domingo (3), a partir das 13h30, com duração de quatro horas. O gabarito será divulgado no dia 7 de julho. Os locais em que os candidatos farão a prova para ingresso nas Etecs serão divulgados amanhã (30), pelo site.

Para não passar sufoco no dia do exame, quem vai concorrer a uma das vagas deve ficar atento às seguintes informações:

• Os portões dos locais de prova serão abertões às 12h30 e fechados às 13h30. Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato;
  • O candidato deverá permanecer na sala de prova até, no mínimo, as 15h30. Após esse horário será possível deixar o local e levar consigo o caderno de questões;
  • É preciso levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua;
  • É imprescindível levar um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados;
  • É proibido usar calculadora, computador, telefone celular e outros aparelhos eletrônicos durante a prova. Todos os equipamentos devem permanecer desligado(s) nas dependências do prédio;
  • Não é permitido o uso de chapéu, boné, lenço, gorro, óculos escuros, corretivo líquido/fita ou quaisquer outros materiais, incluindo papéis, estranhos à prova;
  • É proibido portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. O participante que possuir autorização para porte de arma de fogo deverá deixar a arma junto à Coordenação do local de aplicação, antes do início da prova;
  • É proibida a permanência de pessoas estranhas e acompanhantes de candidatos dentro do prédio e nos pátios dos locais de prova.

Vale ressaltar que o descumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassifica o candidato.

Provas

Os exames para Cursos Técnicos são formados por 50 questões-teste, contendo cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta. O conhecimento testado é baseado nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Cada questão vale um ponto.

Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados.

Para concorrer ao cadastro de reserva para Vagas Remanescentes do segundo módulo, o candidato realizará uma prova com 30 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto. O candidato será considerado classificado no cadastro de reserva alcançando resultado igual ou superior a 16 questões corretas.

A prova para concorrer a uma vaga de Especialização Técnica será composta de 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato. A exceção é para os candidatos ao curso de Gestão de Projetos (EaD – online), que serão avaliados com um teste de 15 questões relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 15 questões relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. A nota final de classificação no exame para o curso de Especialização será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão vale um ponto.

No site do Vestibulinho e do Centro Paula Souza (CPS) é possível ter acesso a provas e gabaritos dos anos anteriores. Mais informações podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet. O cronograma completo do Vestibulinho das Etecs do segundo semestre de 2022 pode ser consultado aqui.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.