O exame para o processo seletivo das Etecs do segundo semestre será realizado no próximo domingo (3), a partir das 13h30 e terá quatro horas de duração; a divulgação do gabarito sai no dia 7 de julho
Locais do exame para ingresso nas Escolas Técnicas serão divulgados nesta quinta-feira (30) | Foto: Gastão Guedes
Faltam quatro dias para o exame do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). É hora de respirar fundo, manter a calma e revisar as instruções para fazer a prova com tranquilidade e sem imprevistos. Os testes para o Vestibulinho do segundo semestre serão realizados no próximo domingo (3), a partir das 13h30, com duração de quatro horas. O gabarito será divulgado no dia 7 de julho. Os locais em que os candidatos farão a prova para ingresso nas Etecs serão divulgados amanhã (30), pelo site.
Para não passar sufoco no dia do exame, quem vai concorrer a uma das vagas deve ficar atento às seguintes informações:
Vale ressaltar que o descumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassifica o candidato.
Provas
Os exames para Cursos Técnicos são formados por 50 questões-teste, contendo cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta. O conhecimento testado é baseado nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Cada questão vale um ponto.
Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados.
Para concorrer ao cadastro de reserva para Vagas Remanescentes do segundo módulo, o candidato realizará uma prova com 30 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto. O candidato será considerado classificado no cadastro de reserva alcançando resultado igual ou superior a 16 questões corretas.
A prova para concorrer a uma vaga de Especialização Técnica será composta de 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato. A exceção é para os candidatos ao curso de Gestão de Projetos (EaD – online), que serão avaliados com um teste de 15 questões relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 15 questões relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. A nota final de classificação no exame para o curso de Especialização será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão vale um ponto.
No site do Vestibulinho e do Centro Paula Souza (CPS) é possível ter acesso a provas e gabaritos dos anos anteriores. Mais informações podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet. O cronograma completo do Vestibulinho das Etecs do segundo semestre de 2022 pode ser consultado aqui.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.