Vencedores do concurso de intercâmbio se preparam para estudar na Espanha e México

Os vencedores da 3ª edição do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades participaram na manhã desta sexta-feira, 21, de um encontro preparatório na sede do Centro Paula Souza, na capital. Foram apresentados aos estudantes os principais requisitos […]

21 de março de 2014 2:00 pm Institucional

Encontro reuniu vencedores da 3ª edição do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander/ Foto: Leonardo Tote.

Os vencedores da 3ª edição do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades participaram na manhã desta sexta-feira, 21, de um encontro preparatório na sede do Centro Paula Souza, na capital. Foram apresentados aos estudantes os principais requisitos para a realização do intercâmbio, como atualização de passaporte e visto, escolha das disciplinas nas universidades, dicas para melhorar o aproveitamento das aulas, entre outros temas.

Com o objetivo de incrementar a formação acadêmica por meio de bolsas de estudo em universidades ibero-americanas, o programa contempla dez países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia,  Espanha, México, Peru, Porto Rico, Portugal  e Uruguai. O Santander disponibilizou a cada bolsista o equivalente a 3 mil euros para transporte aéreo, hospedagem e despesas pessoais.

A escolha dos estudantes levou em consideração o rendimento acadêmico e requisitos como ter mais de 18 anos, não estar cursando o primeiro semestre no ato da inscrição e não ser concluinte do curso no primeiro ou segundo semestre de 2014. Participam do processo seletivo alunos das Fatecs que têm cursos com a disciplina de Espanhol.

Na edição deste ano, foram disponibilizadas 10 vagas, conquistadas por alunos de Barueri, Cruzeiro, Itaquaquecetuba, Itapetininga e Presidente Prudente. Eles estudarão entre setembro e dezembro em universidades espanholas e mexicanas.

“O intercâmbio será uma grande oportunidade para conhecer novas culturas e métodos de trabalho, além de falar outra língua e interagir em um ambiente acadêmico internacional”, afirma um dos vencedores do concurso, o aluno da Fatec Itapetininga, Luís Henrique Leme Fioruci, de 20 anos. Ele está no 5º semestre do curso de Comércio Exterior e fará o intercâmbio na Universidad Nacional Autónoma de México.

Fioruci estudará na companhia de Letícia Ribeiro Ferreira, de 22 anos, sua colega de classe que também conquistou uma vaga. Ela está fazendo uma pesquisa acadêmica sobre educação financeira nas escolas e vê o intercâmbio como uma possibilidade buscar novas fontes para sua monografia. “Será uma chance de observar como a população local trabalha suas finanças pessoais e prepara as crianças para lidar com o tema”, ressalta.

Leia mais:
Dez estudantes de Fatecs conquistam bolsas de estudos em universidades ibero-americanas 

Alunos da Fatec Itapetininga, Luís Fioruci e Letícia Ferreira farão intercâmbio em universidade mexicana/ Foto: Leonardo Tote.

Compartilhe


Veja também