Etecs e Fatecs planejam segundo semestre

A partir desta segunda-feira, 12, quando começa o recesso escolar dos professores, Etecs e Fatecs vão elaborar o plano de retorno às aulas e atividades presenciais, previstas para o dia 2 de agosto

12 de julho de 2021 9:18 am Etec, Fatec

Distanciamento social e medidas sanitárias são obrigatórios para realização das atividades presenciais | Foto: Gastão Guedes

As Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais vão elaborar, durante o período de recesso, em julho, o planejamento do segundo semestre para o retorno às aulas presenciais. A iniciativa tem o objetivo de definir como cada unidade do Centro Paula Souza (CPS) vai planejar as aulas e demais atividades presenciais, garantindo a segurança e o engajamento de toda a comunidade. O início das aulas presenciais será no dia 2 de agosto.

Entre 12 e 23 de julho, as equipes pedagógicas vão elaborar o planejamento e apresentar o plano à Supervisão Educacional das Etecs e à Gestão Pedagógica das Fatecs.

Além de atender às medidas sanitárias como uso obrigatório de máscara e álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento, o planejamento para o segundo semestre contemplará, entre outros itens, o mapeamento das unidades e a informação se o município onde a Etec e a Fatec estão localizadas tem decreto municipal que impeça as atividades presenciais. O levantamento do espaço físico vai definir a capacidade de cada ambiente a partir do limite de distanciamento de um metro entre as pessoas, estabelecida pelo Decreto nº 65.849, de 6 de julho de 2021.

Nas Etecs, o número máximo de alunos que poderá ser atendido será determinado pela capacidade de cada Unidade, desde que se cumpra a exigência de um metro de distância em cada ambiente pedagógico. Já nas Fatecs o limite é de 60% da capacidade, respeitando também a restrição de um metro de distância em cada período e ambiente. Pelo caráter essencial, as aulas práticas em laboratórios e estágios não têm limite de ocupação.

Caso as unidades tenham um número de alunos interessados nas aulas presenciais superior ao limite permitido, será necessário planejar um sistema de rodízio e avisar oficialmente o estudante por meio dos Sistemas Acadêmicos, e-mail, aplicativo Teams e pelo site.