Unidades do Centro Paula Souza se destacam no 17º Bench Day

Etecs Júlio de Mesquita, Trajano Camargo, Bento Quirino e a Fatec Itu apresentaram projetos na competição; prêmio privilegia trabalhos que contribuam para o desenvolvimento sustentável

28 de junho de 2019 2:55 pm Etec, Fatec

Alunos das Etecs e Fatec que foram premiados na décima sétima edição do programa Benchmarking Brasil | Foto: Divulgação

As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Júlio de Mesquita, de Santo André, Trajano Camargo, de Limeira, Bento Quirino, de Campinas, e a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Itu foram premiadas no décimo sétimo Bench Day, realizado na Capital, no dia 26.

Com projetos que estimulam as boas práticas de sustentabilidade, as unidades do Centro Paula Souza (CPS) apresentaram soluções como a redução do impacto ambiental de materiais tóxicos, a orientação para o cultivo de hortas nas escolas, revestimentos para conservação das frutas, tecnologia para combater a perda de água na agricultura e games que incentivam a alimentação saudável entre as crianças. As Etecs apresentaram os trabalhos na categoria Júnior e a Fatec, na categoria Hackaton.     

O projeto Dissolução de Isopor (poliestireno), da Etec Júlio de Mesquita, ficou em segundo lugar. O trabalho se baseia na diluição do isopor e no aproveitamento dos resíduos que, misturados ao óleo de mamona, se transformam num verniz à base de resíduos orgânicos e não poluentes.  

O terceiro lugar foi para o trabalho Revestimentos de Frutas in Natura, da Etec Trajano Camargo. A proposta é revestir os alimentos com uma película feita à base de cera e própolis de abelha para aumentar sua durabilidade. A ideia se destacou pelo seu potencial de combater o desperdício e pelo aspecto econômico para a agroindústria e para os apicultores.       

O projeto da Etec Bento Quirino, Water Wireless Sustain, ficou em quarto lugar. Os alunos desenvolveram um sistema eletrônico que permite o monitoramento dos equipamentos de irrigação das plantações para evitar o desperdício de água. A inciativa pode contribuir para a eficiência dos cultivos e redução do impacto ambiental da atividade agrícola. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), apenas 0,77% da água do mundo está disponível para consumo e a agricultura é responsável pelo consumo de 77,6% desse volume.

A Fatec Itu, que concorreu na categoria Hackathon, foi premiada com o case Virtual Pet, um game mobile voltado ao público infantil. Um personagem conhecido como Cenourinha precisa ser adubado, irrigado e ter seu crescimento monitorado. Quando os cuidados não atendem às necessidades do Cenourinha, ele manifesta tristeza e não consegue chegar com saúde ao final da sua jornada.

O Bench Day está na sua décima sétima edição e seleciona os trabalhos de inovação que contribuam para a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) até o ano de 2030.

Compartilhe


Veja também