Em 2022, competição volta a ser presencial, com prova aplicada nas escolas inscritas; podem participar estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio
Estudantes das Etecs ganharam 110 medalhas na OBA e 21 na Mostra de Foguetes em 2021 l Foto: Divulgação
O prazo de inscrições para a 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) está chegando ao fim. Escolas e estudantes de todas as séries dos Ensinos Fundamental e Médio têm até 1º de maio para se cadastrarem pelo site.
As duas competições voltam a ser realizadas em formato presencial, no dia 20 de maio, nas escolas participantes. Na OBA, os alunos respondem a uma prova com dez perguntas de astronomia e de astronáutica. Em 2021, estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram 110 medalhas, sendo 46 de ouro, 39 de prata e 25 de bronze.
Já na MOBFOG, os jovens são desafiados a construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante. No ano passado, alunos das Etecs conquistaram 21 medalhas na mostra, sendo duas de ouro, uma de prata e 18 de bronze.