Etecs são premiadas em mostra científica realizada no Ceará

Projetos de Americana, Lorena e Monte Mor se destacaram durante a quarta edição da Mocica; os trabalhos abordaram saúde da mulher e combate à violência de gênero, além de informações sobre a África

6 de setembro de 2019 2:14 pm Etec, Institucional

A estudante Thamiris da unidade de Lorena, ao lado do professor Moreira, conquistou o primeiro lugar na mostra l Foto: Divulgação

Estudantes do Centro Paula Souza foram premiados na quarta Mostra Científica do Cariri (Mocica), realizada em Juazeiro do Norte, Ceará, entre os dias 27 e 29 de agosto. Participaram do evento as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Monte Mor, Padre Carlos Leôncio da Silva (Lorena) e Polivalente de Americana.

O projeto Mulheres Well, da unidade de Lorena, conquistou o primeiro lugar na categoria Engenharia Ensino Médio. Desenvolvido pela aluna Thamiris Nascimento, do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio, o massageador serve para amenizar as cólicas, reduzir a retenção de líquido e facilitar o fluxo menstrual.

O trabalho recebeu também o Destaque de Relevância Social e a credencial para participar da Feria Departamental de Ciencia Y Tecnologia (Fedecyt), no Paraguai. O orientador do projeto, Fábio Henrique Moreira, obteve o título de Professor Destaque.

A Etec Polivalente de Americana ficou em segundo lugar na categoria Ciências Humanas com uma estratégia criada para divulgar o trabalho do coletivo Tamo Juntas, que promove ações de combate à violência contra a mulher. A apresentação contou com três etapas: uma campanha publicitária com cartazes, camisetas e adesivos; uma nova identidade visual para a marca e uma ação de marketing de guerrilha.

Jade Iasmin, recém-formada no curso técnico de Comunicação Visual, explicou que a ideia do marketing de guerrilha é sensibilizar o público com uma experiência sensorial. “Simulamos uma casa de verdade. Na sala deixamos jornais com notícias sobre vítimas da violência para provocar reflexões, na cozinha fixamos cartazes dos anos 1950 que traziam mensagens violentas, no quarto exibimos áudios enviados por mulheres à Polícia Militar com denúncias e no banheiro sugerimos que as pessoas deixassem mensagens sobre o tema”, conta.

Além de Jade, o grupo de Americana era formado por Amanda Neves Aguiar, Bianca Righeto Ariede, Glória Maria Reis e Isabela Zaher. A coordenação foi do professor do curso de Marketing Nilvo Colucci.

O projeto África: novos olhares, desenvolvido pelos alunos do segundo ano do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio da Etec Monte Mor, obteve o segundo lugar na categoria Ciências Humanas. O grupo de estudantes desenvolveu uma pesquisa multidisciplinar, integrando o estudo de história, geografia, matemática, sociologia e filosofia para aprender mais sobre o continente e cultura africanos. Com base nesse levantamento os jovens desenvolveram objetos para serem expostos na feira. Entre os trabalhos apresentados estavam jogos de tabuleiro que retratam a diversidade étnica dos povos africanos e uma página no Facebook criada para divulgar links com referências sobre símbolos, vestimenta, comida, história e música.

O professor Roney Caum explica que o tema África é sempre abordado pelos educadores para corrigir a visão estereotipada que muitos alunos têm sobre o continente. “É comum o preconceito e desconhecimento, as referências são apenas sobre pobreza e conflitos. Quando começam a pesquisar, os estudantes ficam surpresos e interessados pela riqueza cultural da África”, explica.

Como prêmio, a equipe recebeu credencial para participar do Genyus Olympiad, em junho de 2020, na Universidade de Oswego, nos Estados Unidos.