Termina hoje às 15 horas prazo de inscrição do Vestibulinho das Etecs

Para validar a participação no processo seletivo, o interessados em estudar gratuitamente em uma Etec deve preencher a ficha de inscrição e realizar o pagamento da taxa até o fim do expediente bancário

23 de novembro de 2022 9:18 am Vestibulinho

Divulgação dos locais de prova acontece em 15 de dezembro, a partir das 15 horas | Foto: Roberto Sungi

Faltam poucas horas para se encerrar o prazo de inscrição no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Os interessados estudar em uma unidade do Centro Paula Souza (CPS) têm até as 15 horas desta quarta-feira (23) para preencher a ficha de inscrição, que está disponível exclusivamente no site. É necessário pagar a taxa de R$ 33 até o fim do expediente bancário de hoje. O exame será aplicado em 18 de dezembro, a partir das 8 horas, e terá três horas de duração.

O Vestibulinho das Etecs oferece mais de 88 mil vagas distribuídas por todo o Estado. É possível se candidatar a cursos técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

Para os candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizam os equipamentos para a realização da inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários.

Cursos técnicos

O candidato que deseja concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos deve:

• Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio;
  • Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o Boletim de Aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o Certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
  • Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o Certificado ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

Ensino Médio

O requisito para ingresso no Ensino Médio Integrado ao Técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) ou Ensino Médio com itinerários formativos é que o candidato tenha o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou a Declaração de Conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, ou ainda o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

Especializações técnicas de nível médio

Para concorrer nesta opção, nos cursos presenciais, é preciso ter cursado integralmente e concluído, até 31 de janeiro de 2023, o Ensino Técnico associado ao curso de especialização pretendido, conforme relação disponível na internet. Para concorrer a uma vaga do curso online, o candidato deve ter cursado integralmente qualquer curso técnico ou superior, até o último dia de janeiro.

Vagas remanescentes de segundo módulo

O interessado deve estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou já ter concluído essa série e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Para o cadastro reserva de vagas remanescentes do 2º Módulo do Ensino Técnico o candidato aprovado mediante avaliação de certificação de competências referente ao 1º módulo, deverá também estar matriculado na 3ª série do Ensino Médio ou ter concluído essa etapa para ser considerado apto para
ingresso no curso técnico escolhido, caso haja vaga.

Os cursos oferecidos e quantidade de vagas estão disponíveis no site www.vestibulinhoetec.com.br. Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição e documentação necessária podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato.

Calendário do Vestibulinho

Confira as próximas datas do processo seletivo das Etecs:

• 20 de outubro a 23 de novembro – até 15 horas: período de inscrição para o Vestibulinho das Etecs;
  • 15 de dezembro – a partir das 15 horas: divulgação dos locais de prova;
  • 18 de dezembro – às 8 horas: aplicação da prova presencial;
  • 22 de dezembro – a partir das 15 horas: divulgação do gabarito oficial;
  • 28 de dezembro – a partir das 15 horas: divulgação da classificação geral e convocação para provas de aptidão;
  • 3 e 4 de janeiro de 2023: prova de aptidão para os cursos de Canto, Dança, Regência e Teatro.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.