Ao abrir o terceiro dia dos trabalhos, Laura Laganá informou que o Telecurso Tec –parceria entre o Centro Paula Souza e a Fundação Roberto Marinho — deve ser oferecido a partir de março de 2007. […]
Crédito: Freepik
Ao abrir o terceiro dia dos trabalhos, Laura Laganá informou que o Telecurso Tec –parceria entre o Centro Paula Souza e a Fundação Roberto Marinho — deve ser oferecido a partir de março de 2007.
José Vitório Sacilotto, um dos quatro professores que representam a instituição nesse projeto, contou que foi criado o Centro de Educação a Distância. Esse órgão será responsável por toda parte de infra-estrutura, como organização curricular, implantação dos cursos, esquema operacional, acompanhamento de alunos, capacitação dos profissionais envolvidos nas várias modalidades. Ele acrescentou o que será o grande diferencial do programa: “Ao final de cada módulo haverá uma avaliação e certificação dos alunos com exames públicos.”
Os primeiros três cursos são Administração Empresarial, Secretariado e Gestão de Pequenas Empresas, estruturados em três módulos. Cada curso terá duração de 800 horas e poderá ser realizado em três modalidades, contando com o livro como material básico: modalidade aberta – programação exibida pela TV; presencial – os alunos se organizam em turma num espaço educacional; e modalidade virtual – organizados por turma, os alunos contarão com um orientador permanente que oferecerá apoio a distância. Na opinião de Renato Nogueira Saldini, outro representante do Centro Paula Souza, a grande proposta do Telelecurso Tec “é democratizar o acesso ao ensino técnico de qualidade”.
O gerente de Teleducação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri, acredita que “o projeto irá contribuir com o desenvolvimento do país por meio da educação profissional, ao preparar o jovem para o mercado de trabalho”. Seu companheiro e coordenador do projeto, Luciano Gamez, esclareceu que caberá ao Centro Paula Souza fazer a validação do material curricular, que será adaptado na linguagem específica de cada veículo.
Para que o material seja preparado de acordo com os interesses e necessidades do aluno, o Telecurso Tec pretende conhecer o perfil da pessoa que recorre a esse sistema de ensino. “Para isso, independentemente da modalidade escolhida, o interessado deverá se inscrever no projeto”, esclarece Joaquim Gonçalves, coordenador de Registro e Monitoramento.
Para encerrar o encontro de diretores, o Coral do Projeto Guri, da unidade de Itaquaquecetuba, fez uma apresentação que emocionou a todos.