Solução de equações é nova videoaula do CPS no Youtube

Professor de matemática da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, Fábio Aparecido fala sobre resolução de equações de primeiro grau em problemas interdisciplinares, recorrendo aos exercícios de física

4 de julho de 2019 10:55 am Etec, Institucional

Educador do CPS diz que resolver questões interdisciplinares faz com que candidato se prepare melhor para Enem, vestibular e concursos

Relembrar conceitos de matemática e aprender a aplicá-los em questões interdisciplinares são as propostas da nova videoaula do projeto Aulas Fundamentais, que já está disponível no canal do Centro Paula Souza (CPS) no Youtube. Nesta semana, o professor Fábio Aparecido, da Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí, fala sobre resolução de equações de primeiro primeiro grau. Essa iniciativa visa mostrar o trabalho de educadores das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e, ao mesmo tempo, oferecer material para quem está se preparando para vestibulares, provas e concursos.

Na opinião de Aparecido, parte das dificuldades dos alunos do Ensino Médio com esse tipo de equação vem do fato de que os estudantes aprendem a resolução no Ensino Fundamental, mas desconhecem a aplicação prática. “Quando você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, ninguém pede para você resolver uma equação de primeiro grau. Eles apresentam um problema e você tem de identificar como resolver usando seus conhecimentos sobre a equação ou por raciocínio lógico.”

Na nova videoaula apresentada no canal do CPS, o educador resolve dois exercícios de física que requerem conhecimentos de matemática e deixa três outros desafios para quem quiser ficar craque em equações de primeiro grau. O canal de Aparecido no Youtube traz outros materiais de estudo.

A série Aulas Fundamentais já mostrou vídeos sobre a formação da União Europeia, raciocínio lógico, interpretação de textos e ecologia.

Compartilhe


Veja também