Filtro de Daltonismo

Conheça o papel estratégico dos coordenadores pedagógicos

Função surgiu como resposta à crescente complexidade do ambiente escolar e à necessidade de garantir um ensino de qualidade e centrado no desenvolvimento integral dos alunos

23 de agosto de 2025 3:44 pm Etec, Institucional

Vânia Bordini Marchi, coordenadora pedagógica da Etec Martinho di Ciero, de Itu, durante atividade com os alunos l Foto: Divulgação

Criada em 2007, no Centro Paula Souza (CPS), a função de coordenador pedagógico surgiu como uma resposta à crescente complexidade do ambiente escolar e à necessidade de garantir um ensino de qualidade e centrado no desenvolvimento integral dos alunos. Mais que um gestor administrativo, esse profissional atua como articulador dentro das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), promovendo a integração entre alunos, professores, famílias e direção.

Ao transitar entre os diversos atores da comunidade escolar, o coordenador pedagógico se torna o elo entre todos os setores do processo educacional. “É como se eu fosse uma abelhinha que sobrevoa todas as etapas do processo educacional, passando de uma para outra, polinizando e buscando o equilíbrio ambiental na escola”, define Vânia Bordini Marchi, coordenadora pedagógica da Etec Martinho di Ciero, de Itu.

Em 2010, Vânia iniciou sua trajetória no CPS como docente. Após anos de atuação como professora e coordenadora de curso, assumiu a coordenação pedagógica da Etec Martinho di Ciero, em 2021. Desde então, sua atuação tem sido marcada pelo acompanhamento próximo da rotina escolar. “Eu recebo alunos para conversar, geralmente representantes de classe. Mas o que mais gosto é de fazer uma conversa com eles na sala de aula, todos juntos”, compartilha. Para ela, o trabalho da coordenação muitas vezes é invisível aos olhos, mas essencial para manter a harmonia na escola. “Costumo fazer atividades de descompressão. Café com professores, piqueniques com a comunidade escolar. São práticas que ajudam a obter a temperatura da escola, estreitar os vínculos e possibilitar novas propostas de aprendizagem”, explica.

Representante de classe e presidente do Grêmio Estudantil da Etec de Itu, Kauã Rodrigues de Oliveira acrescenta que a coordenação pedagógica está presente nas relações do ambiente escolar de várias formas: “Faz a escuta das demandas dos alunos, como reclamações sobre professores, conflitos em sala de aula. Mas também dá uma força nos projetos educacionais, na promoção de eventos como a semana cultural, entre outros que o grêmio promove.”

Planejamento educacional

Na Etec Guaracy Silveira, localizada em Pinheiros, na Capital, Sandra Manoel da Silva vivencia essa função desde a criação do cargo, em 2007. Com uma comunidade escolar robusta – são 1.400 alunos e cerca de 100 professores –, a educadora atua na articulação entre direção e coordenadores de curso. “Trabalho mais diretamente com os sete coordenadores de curso da unidade. Juntos, planejamos atividades educacionais, acompanhamos as práticas docentes e buscamos soluções conjuntas para os desafios pedagógicos”, afirma.

Sandra destaca a importância do acompanhamento de aulas como ferramenta de apoio e orientação. “Temos um cronograma para observar as dinâmicas em sala. Isso nos ajuda a entender melhor as necessidades das turmas e a oferecer um feedback construtivo aos professores”, relata. Além disso, a coordenadora promove formações continuadas e capacitações, fundamentais para manter a equipe docente atualizada frente às mudanças educacionais.

Para ambas as profissionais, a escuta ativa é um dos pilares da atuação pedagógica. Sejam sugestões de professores, demandas dos alunos ou preocupações dos pais, todas são bem-vindas e consideradas no planejamento e na tomada de decisões. A sensibilidade para perceber o clima escolar, a disposição para dialogar e a iniciativa para propor inovações fazem parte do cotidiano do coordenador pedagógico.

Resultado que transforma vidas

O papel desse profissional, muitas vezes exercido nos bastidores, é determinante para que a “sinfonia” da educação funcione de forma harmônica. Ele contribui para a construção do projeto político-pedagógico da escola, promove a formação continuada, medeia conflitos e fortalece o vínculo entre os diversos atores da comunidade escolar.

Manter-se atualizado, atento às mudanças e, sobretudo, conectado com os anseios dos estudantes é uma exigência constante. “Você aprende a cada dia”, resume Vânia. No fim das contas, o que mais motiva é ver o impacto positivo dessa atuação. Como bem expressa uma convicção compartilhada entre os melhores coordenadores pedagógicos: o resultado do trabalho transforma vidas.

Sandra Manoel da Silva, coordenadora pedagógica da Etec Guaracy Silveira, da Capital, em uma reunião pedagógica

Compartilhe


Veja também