Simpósio da Fatec São Paulo premia estudantes do CPS

Evento promove apresentação e discussão de pesquisas, além de incentivar o interesse dos estudantes em diversas áreas tecnológicas

10 de novembro de 2022 9:46 am Fatec, Premiação, Projetos

A aluna da Etec Guaracy Silveira, Luisa Lima, desenvolveu projeto através de bolsa conquistada pelo PIBIC Jr do CNPq I Foto: Divulgação

Oito projetos elaborados por estudantes do Centro Paula Souza (CPS) receberam menção honrosa na 24ª edição do Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) da Faculdade de Tecnologia (Fatec) São Paulo. O evento promove a apresentação, discussão e divulgação de trabalhos de pesquisa, além de incentivar e motivar o interesse em diversas áreas tecnológicas. No total, foram premiados nove trabalhos.

Sob supervisão e orientação das professoras da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa (Upep) do CPS, Ana Paula Paglione Aniceto e Silvia Pierre Irazusta, a aluna da Escola Técnica Estadual (Etec) Guaracy Silveira, Luisa Lima, ganhou menção honrosa na área de Meio Ambiente. O projeto Bioindicação de Solos por Metais Pesados – Tradescantia pallida foi desenvolvido através de bolsa conquistada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferecida para estudantes dos ensinos Médio e Técnico do CPS.

O simpósio aconteceu em outubro, no formato virtual. De 85 projetos recebidos, foram selecionados 78, nas seguintes áreas:

• Gestão Empresarial: Ética profissional, pesquisa e carreira, liderança e trabalho de equipe, marketing. Construção Civil: Processos e técnicas construtivas, inovações tecnológicas, qualidade e produtividade, gerenciamento de projetos e obras, infraestrutura rodoviária, conservação e mensuração, hidráulica e instalações prediais.
  • Eletrotécnica: Projeto, planejamento, gerenciamento, supervisão e manutenção de instalações elétricas.
  • Eletrônica: Novos materiais, processos de fabricação e caracterização de componentes eletrônicos, planejamento e desenvolvimento de circuitos eletrônicos, produtos eletroeletrônicos industriais e embarcados.
  • Materiais: Produção e desenvolvimento de materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos, caracterização morfológica, macroscópica e microscópica dos materiais, biomateriais e materiais para aplicações médicas.
  • Mecânica: Desenvolvimento de produtos, gestão e planejamento, novos materiais e processos e automação industrial.
  • Mecatrônica: Projetos, tecnologia de fabricação e seus materiais, automação, óptica técnica, eletroeletrônica, metrologia, qualidade, gestão industrial e produção sustentável.
  • Meio Ambiente: Recursos hídricos, resíduos sólidos e industriais, saneamento ambiental, educação ambiental e sustentabilidade, poluição, eficiência energética, recuperação de áreas degradadas, gestão ambiental.
  • Tecnologia Assistiva: Projeto e manutenção de equipamentos hospitalares.
  • Tecnologia da Informação: Tendências de hardware e software, comunicação de dados, redes de computadores, mercado de trabalho.
  • Turismo: Gestão de empreendimentos turísticos, eventos em negócios, estudos de viabilidade econômica em empreendimentos turísticos, pesquisa em turismo e hospitalidade.

Confira os trabalhos premiados:

Município Unidade Grupos Projeto Área Bolsa
Capital Etec Guaracy Silveira Luisa Lima, Ana Paula Paglione Aniceto (supervisão), Silvia Pierre Irazusta (orientação) Bioindicação de Solos por Metais Pesados – Tradescantia pallida Meio Ambiente Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifíca (PIBIC Jr) do CNPq
Fatec São Paulo Jacira Freitas de Souza Rosa, Fernanda Maria P.F. R. Ferreira (supervisão) Edifícios pré-existentes e a certificação ambiental LEED Construção Civil Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq
Henrique Chaves Gulino, Francisco Tadeu Degasperi (supervisão) Arranjo experimental para a medição da aceleração da gravidade Eletrônica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq
Elaine Masciarelli Francisco Pinto, Juliana Augusta Verona (supervisão) Roteiro do Turismo Cultural – Santana Turismo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq
Tiago Lo Schiavo Braglia, Francisco Tadeu Degasperi (supervisão) O throughput da tecnologia do vácuo por meio da mecânica dos fluídos Eletrônica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq
Guilherme Lopes de Carvalho, Israel Luiz Fernando Ribeiro, Luiz Felipe Gonçalves Dib, Eduardo Acedo Barbosa (orientação) Análise de vibrações por projeção estroboscópica de luz estruturada Mecatrônica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq
Guilherme da Silva Pereira, Regina Maria Ricotta (supervisão) Paradoxo de fermi-pasta-ulam-tsingou Mecatrônica Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) do CNPq
Santo André Universidade Federal do ABC (UFABC) Murilo de Souza Preto, Celso Setsuo Kurashima (orientação) Detector de Expressões Faciais para Videoconferências Tecnologia da Informação
Sorocaba Fatec Sorocaba João Vinicius Pinto da Silva, Rogério Varavallo, Luciana Sgarbi Rossino, Miguel Rubira Danelon, Marcos Dorigão Manfrinato (orientação) Efeito de nitretação a plasma na resistência ao microdesgaste do aço Hadfield Materiais Monitoria IC CPS