Setembro Amarelo no CPS debate a valorização da vida

Especialistas em saúde mental farão palestras no seminário online dirigido à comunidade acadêmica das Etecs e Fatecs; inscrições vão até 6 de setembro

2 de setembro de 2021 9:46 am Institucional

Especialistas participam de seminário online gratuito com palestras sobre valorização da vida | Foto: Arquivo CVV

No mês dedicado à prevenção do suicídio, o Centro Paula Souza (CPS) promove a campanha Setembro Amarelo com palestras de especialistas a serem transmitidas pelo canal da Cetec Capacitações no YouTube, entre os dias 15 e 16 de setembro. O evento é online, gratuito e voltado para a comunidade das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais está com inscrições abertas pelo link, até o dia 6 de setembro. O acesso é livre para estudantes.

A diretora-superintendente da instituição, Laura Laganá, fará a abertura do primeiro Seminário de Prevenção ao Suicídio, promovido pelo CPS, e aproveitará a oportunidade para anunciar outro trabalho na área de saúde mental. A novidade é o projeto Emoções e Sentimentos, que capacitará professores do CPS, com formação em Psicologia ou Psicopedagogia, para prestarem atendimento aos alunos com dificuldade de aprendizagem.

Para a assessora técnica do Gabinete da Superintendência do CPS e organizadora do seminário, Sônia Charpentier, o objetivo do encontro é promover uma reflexão e sensibilizar a comunidade para identificar os sinais de alerta dos alunos em sofrimento. “Com essa sensibilidade e uma abordagem correta de apoio e escuta, podemos agir de forma preventiva para promoção da vida”, explica.

Programação:

Dia 15

As práticas dos comportamentos suicidas, a partir de casos reais

Diógenes Munhoz – major do Corpo de Bombeiros de São Paulo, psicanalista e diretor da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (Abeps)

Pulsão de vida e pulsão de morte, segundo a Psicanálise

Silvia Martinelli – psicanalista e associada da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.   

Dia 16

Elaboração dos lutos, abordagem psicológica

Erica Hokama – psicóloga, doutora e mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista, especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Arte e cultura para a valorização da vida

Rosana Junqueira – graduada em Química Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz, pós-graduada em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Desde 2013, faz a gestão da Associação Arte Despertar. 

Serviço

1º Seminário de Prevenção ao Suicídio

Data: 15 e 16 de setembro

Horário: 19 horas

Inscrições: aqui

Local: Youtube (dia 15 e dia 16)

Compartilhe


Veja também