Filtro de Daltonismo

Serra entrega mais duas unidades do Centro Paula Souza

Nesta sexta-feira, 13, o governador José Serra entregou oficialmente mais duas unidades do Centro Paula Souza: A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Piracicaba e a Escola Técnica Estadual (Etec) Etec Prof. Jadyr Salles, em Porto […]

13 de novembro de 2009 3:45 pm Institucional

Nesta sexta-feira, 13, o governador José Serra entregou oficialmente mais duas unidades do Centro Paula Souza: A Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Piracicaba e a Escola Técnica Estadual (Etec) Etec Prof. Jadyr Salles, em Porto Ferreira. O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; a diretora superintendente da instituição, Laura Laganá; o vice-diretor superintendente, César Silva; e a chefe de gabinete; Elenice Belmonte de Castro estiveram entre as autoridades presentes nas cerimônias.

Fatec Piracicaba

Implantada no 1º semestre de 2008, para atender à demanda da região por profissionais qualificados no setor sucroalcooleiro, a Fatec começou as atividades na Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa. A partir de agosto de 2009, ganhou novo prédio. O governo de São Paulo investiu na faculdade cerca de R$ 3 milhões, sendo aproximadamente R$ 1 milhão em mobiliário e equipamentos e R$ 2 milhões na ampliação do espaço físico da unidade.

Inicialmente foram oferecidas 80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite, para o curso de graduação tecnológica em Biocombustíveis (nova nomenclatura do curso de Bioenergia Sucroalcooleira). O projeto pedagógico do curso foi criado em parceria com a Unesp de Jaboticabal, a Esalq de Piracicaba e associações representativas de usineiros e do setor de açúcar e álcool das regiões. No Vestibular para o 1º semestre de 2010, a Fatec oferecerá mais um curso: Gestão Empresarial, com 80 vagas distribuídas nos turnos da manhã e da noite. Atualmente, a faculdade tem 271 alunos matriculados.

Das sete Fatecs localizadas na Região Administrativa de Campinas, três integram o Plano de Expansão da Educação Profissional – uma das prioridades do governo estadual –, a de Bragança Paulista, Mogi Mirim, e Piracicaba.

Etec Prof. Jadyr Salles (Porto Ferreira)

Iniciou as atividades oferecendo 80 vagas para o Ensino Médio, de manhã, e 160 vagas divididas entre dois cursos técnicos: Design de Interiores e Logística, ambos nos turnos da tarde e da noite. A novidade do Vestibulinho para o 1º semestre de 2010 será a oferta do curso técnico de Informática, com 40 vagas à tarde. Atualmente, a escola tem 270 alunos matriculados.

Das sete Etecs localizadas na Região Central, duas integram o Plano de Expansão da Educação Profissional, a de Ibitinga e a de Porto Ferreira. Uma nova Etec, no município de Ibaté, será implantada no início de 2010.

Com o objetivo de garantir aos jovens novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, por meio de cursos gratuitos de qualidade comprovada, o Governo do Estado promoveu o convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, para expansão da oferta de cursos técnicos nessa região. No primeiro semestre do próximo ano serão oferecidas 410 vagas, distribuídas entre os municípios de Araraquara, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos e Taquaritinga.

O Estado investiu na Etec Prof. Jadyr Salles cerca de R$ 350 mil na compra de mobiliários e equipamentos. Coube à Prefeitura a reforma e a adequação do prédio, cedido pela Secretaria Estadual da Educação. Entre os ambientes do bloco em funcionamento, estão as oito salas de aula, dois laboratórios de informática (60 computadores), laboratórios de design de interiores, de maquetes, de gestão e de química, além de cinco salas administrativas. Em 2010, a Prefeitura deve construir o bloco 2 para abrigar novas salas de aula e laboratórios.