Semana do Meio Ambiente segue com ações nas Etecs e Fatecs

Até a próxima sexta-feira, dia 10, três Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e uma  Escola Técnica (Etec) estadual comemoram  a Semana do Meio Ambiente com atividades sustentáveis e de conscientização, envolvendo a comunidade acadêmica e sociedade. Preservação ambiental, […]

6 de junho de 2016 5:32 pm Institucional

Até a próxima sexta-feira, dia 10, três Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e uma  Escola Técnica (Etec) estadual comemoram  a Semana do Meio Ambiente com atividades sustentáveis e de conscientização, envolvendo a comunidade acadêmica e sociedade. Preservação ambiental, reciclagem, uso e descarte corretos de insumos e meios de transporte não poluentes estão entre os temas abordados pelas unidades.

A Fatec Capão Bonito, com forte vocação florestal – implantada em 2008, foi pioneira na oferta do curso de graduação tecnológica de Silvicultura, à época o único na América Latina – todos os anos realiza eventos na Semana do Meio Ambiente.  Para a edição de 2016 preparou uma série de exposições com produtos madeireiros e alimentos, além de palestras e ações realizadas em prol da preservação ambiental da região sudoeste paulista, essencialmente agrícola.

Pelo terceiro ano a Fatec Guarulhos organiza sua Semana, expondo trabalhos produzidos com materiais reutilizados ou reciclados. O objetivo é conscientizar quanto à utilização e descarte de materiais como copos descartáveis, papéis etc. No último dia do evento, terça-feira, 7, haverá palestras, desfiles de moda com produtos reciclados e apresentação de ações como a economia de água gerada na unidade. “A Fatec tem sido premiada com o selo ambiental desde 2010. Nosso compromisso nessa área já é reconhecido na região”, diz Marcos Maia, diretor da unidade, que tem também um programa de coleta seletiva.

Alunos e professores da Etec Prof.ª Dr.ª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, em Pirituba, focaram no impacto ambiental dos avanços tecnológicos. O que fazer com os milhões de celulares, baterias, carregadores, tablets e equipamentos similares fora de uso? Para eles, a solução passa obrigatoriamente pelo descarte consciente, que exige mais do que apenas separá-los do lixo orgânico.

Por conta disso, os alunos do curso Técnico de Eventos da unidade decidiram comemorar a semana organizando uma grande coleta de lixo eletrônico, com o apoio e participação das turmas dos Técnicos em Segurança do Trabalho e Eletroeletrônica. Parcerias com empresas e organizações especializadas, como a Recicladora Urbana, Sucesu-SP, Nexti – Núcleo das Executivas em TI, Coopernova e o Instituto GEA, contribuirão para fazer da escola um grande posto de coleta nos dias 3 e 4. “Arrecadamos uma tonelada de lixo eletrônico que vai impactar a vida de 30 famílias. O material foi entregue à cooperativa de catadores Coopernova, que irá cadastrar, separar e vender o lixo para ser reaproveitado”, explica a diretora da Etec, Eliane Leite. Os alunos elaboraram um site sobre o tema.

Passeio Ciclístico

Pela primeira vez participando da Semana, a Fatec Tatuapé optou por comemorar a data no domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, com um passeio ciclístico. Alunos e professores saíram para um circuito de 10 quilômetros, numa ação coordenada pela professora de Mobilidade Urbana, Flávia Ulian, do curso de Tecnologia em Transporte Terrestre. “Além das questões ambientais, como o estímulo a um meio de transporte não poluente, aproveitamos a iniciativa para divulgar os nossos cursos e o Vestibular, já que as inscrições terminam no dia 9.”

Compartilhe


Veja também