Semáforo para deficientes visuais é projetado por estudantes da Etec de Mogi das Cruzes

Estudantes do curso Técnico de Eletrotécnica da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, desenvolveram um protótipo composto por um sinal sonoro e um dispositivo tátil – escrito em Braille – que indica se o […]

27 de dezembro de 2011 10:55 am Etec

Alunos agregam sinal sonoro e dispositivo escrito em Braille para indicar se semáforo está aberto ou fechado. / Foto: Divulgação.

Estudantes do curso Técnico de Eletrotécnica da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, desenvolveram um protótipo composto por um sinal sonoro e um dispositivo tátil – escrito em Braille – que indica se o semáforo está verde, amarelo ou vermelho. A ideia dos alunos Ayrton Teixeira, Bruno Hirahara, Claudio Luiz Bonifácio, Kleberson da Conceição, orientados pelo professor Roberto Leme, é que o sistema auxilie os deficientes visuais na travessia de cruzamentos.

O sinal sonoro funciona da seguinte maneira: quando o deficiente visual estiver esperando a travessia, ouvirá um sinal intermitente que indica a possibilidade da passagem. Alguns instantes depois, um sinal com frequência maior alerta o fechamento do farol. O sinal rápido terá tempo programado para o término da travessia de acordo com o tamanho da rua ou avenida.

Na caixa localizada na calçada, que contém um botão para o pedestre solicitar a passagem, seria instalado o dispositivo tátil, escrito em Braille: “P” significa pare e “S”, siga. O sistema funciona a partir de um Controlador Lógico Programável (CLP), uma placa de circuito impresso como interface e o dispositivo propriamente dito, constituído por atuadores elétricos, a escrita em Braille, além de uma sirene.

Compartilhe


Veja também