Com unidades móveis itinerantes, programa já qualificou mais de 4 mil pessoas e alcançou 13 novos municípios com formações ministradas por instrutores do CPS
Governador Tarcísio de Freitas falou aos formandos durante formatura l Foto: Flávio Guedes/Governo do Estado de SP
Com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
O Governo de São Paulo realizou no último sábado (20) mais duas formaturas do Caminho da Capacitação, programa do Fundo Social de São Paulo que leva a todo estado unidades móveis adaptadas com cursos gratuitos profissionalizantes. Nesta sétima etapa da iniciativa, os veículos percorreram 13 municípios, sendo 12 na região de Marília e um na região de Bauru, qualificando mais de 550 pessoas em diversas áreas.
As formaturas deste ciclo aconteceram em dois polos: Vera Cruz, com 365 alunos certificados, e Pompeia, com 187, reunindo participantes de todos os municípios atendidos. Com esta etapa, o programa já capacitou mais de 4 mil pessoas desde seu lançamento, em maio deste ano. Todas as formações são ministradas por instrutores contratados pela Coordenadoria Geral de Formação Inicial e Educação Continuada (CGFIEC) do Centro Paula Souza (CPS), assegurando a certificação oficial.
“Se temos esse programa de capacitação, é porque acreditamos no potencial de cada um de vocês”, disse o governador Tarcísio de Freitas aos formandos. “Acreditamos em inserção produtiva, na vitória pela qualificação, na vitória pelo trabalho. Acreditamos no esforço, no talento de cada um de vocês. A gente vai apostar muito nesse encontro do mercado, das vagas que estão abertas com a capacitação. A gente vai apostar muito no empreendedorismo porque a gente aposta nas pessoas.”
Participaram desta etapa os municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Echaporã, Fernão, Itapuí (na região de Bauru), Júlio Mesquita, Lupércio, Maracaí, Marília, Ocauçu, Oriente, Pompeia e Vera Cruz. Os cursos abrangeram áreas com alta demanda de empregabilidade, como gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, imagem pessoal, confecção industrial, banho e tosa e soldagem.
Para Cristiane Freitas, primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, investir em qualificação significa transformar realidades: “A prosperidade não nasce do acaso. Ela depende de oportunidade, trabalho e de atenção a quem mais precisa. Ela se realiza quando abrimos caminhos, criamos portas de entrada e acreditamos no potencial das pessoas”, afirmou.
O Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo, integrada ao programa Superação SP, ação do Governo do Estado que tem como meta retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.
Com uma frota de mais de 30 unidades móveis, o programa oferece qualificação profissional, estimula o empreendedorismo e fomenta a geração de renda, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas.
“É um programa perfeitamente em sintonia com a vocação do Centro Paula Souza, que é levar educação profissional em todos os níveis para quem mais precisa”, ressaltou o presidente do CPS, Clóvis Dias. “Estamos comprometidos em formar profissionais que não apenas atendam às demandas do mercado, mas que também se tornem agentes de transformação em suas comunidades, com isso, cada aluno pode concretizar seu sonho de ingressar no mercado de trabalho ou até mesmo empreender na área em que se capacitou”, acrescentou o vice-presidente Maycon Geres.