Filtro de Daltonismo

Saiba quem foi o educador Antonio Francisco de Paula Souza

Como professor, ele estabeleceu um conceito novo de ensino com a criação da Escola Politécnica da USP, em 1892, seguindo o modelo das escolas que frequentou na Europa

6 de outubro de 2024 8:18 am Institucional

O engenheiro posicionava-se como liberal, defendendo a república e o fim da escravatura | Foto: Divulgação

Nascido no município paulista de Itu, o engenheiro e professor Antonio Francisco de Paula Souza (1843 – 1917) sempre defendeu o papel da escola como meio de formação de profissionais e não somente um local para discussões acadêmicas. Fundou a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Paula Souza posicionava-se como um liberal, defendendo a república e o fim da escravatura. Estudou engenharia na Alemanha e na Suíça. Trabalhou diretamente no desenvolvimento da infraestrutura do Brasil, projetando obras e estradas de ferro. Na política, atuou como deputado, presidente da câmara estadual e ministro das Relações Exteriores e da Agricultura no mandato do presidente Floriano Peixoto (1891 – 1894).

Como educador, estabeleceu um conceito novo de ensino com a criação da Poli-USP, em 1892, seguindo o modelo das escolas que frequentou na Europa, voltadas às ciências aplicadas, às artes e à indústria. Convidou especialistas internacionais para lecionar na instituição, à frente da qual esteve como seu primeiro diretor, entre 1894 e 1917.

Compartilhe


Veja também