Aprenda receitas fáceis de quitutes típicos das Festas Juninas

Professora de Gastronomia da Escola Técnica Estadual Santa Ifigênia indica tradições e quitutes típicos de uma das festividades gastronômicas mais esperadas do ano

7 de junho de 2023 7:00 am Institucional

O milho servido em diversos formatos é o principal ingrediente das receitas I Crédito: KamranAydinov – Freepik

A chegada do mês de junho vem acompanhada do clima frio e das festividades juninas, que trazem uma variedade de quitutes típicos repletos de tradição e sabor. A professora e coordenadora do curso técnico em Gastronomia da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, localizada na Capital, Apolyana Tenório, destaca algumas curiosidades das comidas típicas da época, que são as verdadeiras protagonistas desta festa.

Ingredientes essenciais

Dentre os quitutes juninos mais populares, Apolyana destaca a presença do milho como um ingrediente essencial para as receitas. Além de cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pamonha, pipoca, curau e o bolo de milho ou fubá, são servidas durante os festejos. Essas receitas trazem um sabor único e são apreciadas em todo o país.

“Além do milho, outros ingredientes têm papel fundamental nas receitas juninas, como o açúcar, o amendoim e o arroz. Eles são utilizados em muitas das receitas citadas anteriormente, bem como em outras delícias como a paçoca doce, o pé de moleque e o bolo de mandioca”, detalha a professora que é especialista em cozinha brasileira.

Variações regionais

Uma das características marcantes dos quitutes juninos é a variedade regional e, segundo a especialista, trazem sabores únicos aos pratos doces e salgados das festas juninas. No Nordeste, por exemplo, é muito forte a presença das tapiocas e do cuscuz, que podem ser apreciados tanto com manteiga, carne-seca em nata ou queijo coalho. Já no Sul do país, é possível encontrar pratos que são produzidos com influência do fruto da araucária, o pinhão.

No Sudeste, encontramos receitas que são uma mistura do mundo todo, o que enriquece ainda mais a variedade de quitutes juninos. Além das tradicionais comidas brasileiras, é muito comum ter no cardápio, opções como:

  • Maçã do amor;
  • Crepes;
  • Espetinhos banhados no chocolate.

Em algumas dessas festas, é possível observar como a cultura dos imigrantes também deixou sua marca nos quitutes juninos brasileiros, como é o caso do cachorro quente, de origem europeia, mas muito popular nos Estados Unidos, e da Yakisoba, macarrão chinês frito com molho.

Apolyana explica que as Festas Juninas nos convidam para uma verdadeira experiência gastronômica, permeada de tradição, sabor e influências culturais. “É uma época em que podemos apreciar a riqueza das culinárias regional, nacional e internacional, com um toque especial de criatividade e adaptação aos sabores brasileiros”, explica a professora da escola administrada pelo Centro Paula Souza (CPS).

Alguns pratos tradicionais são bem simples e têm ingredientes fáceis de serem encontrados. Confira abaixo algumas receitas:

Receita de Bolo de Fubá


Receita de Brigadeiro de Paçoca

Compartilhe


Veja também