Revista do CPS: entrevista com a criadora da Febrace

Cientista Roseli de Deus Lopes foi a idealizadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em 2003; para ela, estudar ciências é um direito de todos

11 de maio de 2021 9:37 am Etec

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é organizada anualmente pela Escola Politécnica da USP | Foto: Divulgação

Professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora de tecnologias aplicadas à educação no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Tec) da USP, a cientista Roseli de Deus Lopes foi a idealizadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em 2003. Desde o primeiro ano da feira, que hoje é um dos mais relevantes eventos de ciência educacional do país, as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) têm presença cativa em todas as edições.

Em entrevista exclusiva para a Revista do CPS, Roseli destaca que é fundamental que todas as pessoas se apropriem dos conhecimentos científicos. “Estudar ciências tem que ser um direito de todos. Qualquer pessoa pode querer ser cientista”, diz. E comenta sobre benefícios para os alunos de ensino profissional do desenvolvimento de projetos investigativos. “Ao desenvolver os trabalhos para concorrer na Febrace, os estudantes não se limitam a demonstrar suas capacidades técnicas, mas vão muito além”, afirma.

A matéria completa pode ser lida aqui.

Compartilhe


Veja também